Home Notícias Fale Conosco
UCGB

Em 1982, foi criada a Associação Brasileira de Gateball, tendo como presidente Sadamu Dan que uniu os clubes de gateball existentes no país e com eles intensificou o intercâmbio, chegando a organizar, em 1988, o 3º Campeonato Mundial de Gateball, no Estádio Municipal do Pacaembu em São Paulo.

Em 1989, a Assembléia Geral da Associação Brasileira de Gateball elegeu Yutaka Mori como 2º presidente e alterou o nome da entidade para União dos Clubes de Gateball do Brasil (UCGB).

O presidente Mori deu continuidade ao trabalho iniciado pelo seu antecessor, intensificando ainda mais a interação com as entidades de outros países.

Em 1997, o presidente recém-eleito Toru Hondo iniciou a construção do almejado estádio de uso exclusivo para gateball, como uma das atividades da festividade comemorativa dos 90 anos da imigração japonesa no Brasil. Em 1998, concluiu a obra do estádio de gateball contendo 16 quadras e arquibancadas cobertas para cerca de 600 pessoas, utilizando somente recursos da UCGB, sem contar com o auxílio de entidade pública ou privada.

Em 2002, a UCGB completou 20 anos de atividades e, em comemoração a esta data, organizou um Torneio Interacional de Gateball de confraternização, convidando do exterior as equipes de Memuro, da provincial de Hokkaido-Japão, e de outros países.

Em 2007, a UCGB completou 25 anos de atividades e em comemoração, lançou o Livro Jubileu de Prata, tendo como a principal característica, a de ser totalmente editado em idioma português.



 
UCGB - União dos Clubes de Gateball do Brasil | Todos os direitos reservados