Home Notícias Fale Conosco
Notícia
25 de Abril de 2006

Campeonato Brasileiro de Gateball

A cidade de Presidente Prudente, situada a 560 km da capital, sediou nos dias 22 e 23 últimos, o 24º Campeonato Brasileiro de Gateball de Confraternização, o maior evento gatebolístico do ano, promovido pela União dos Clubes de Gateball (UCGB) em parceria com  a Empresa Jornalística São Paulo Shimbun S/A.
A organização geral do campeonato ficou a cargo da Associação Cultural, Agrícola e Esportiva de Presidente Prudente (ACAE) e Liga sorocabana de gateball.
A cerimônia de abertura teve início às 8:45 horas do dia 22, com as palavras de abertura do vice-presidente da UCGB), Nicolau Hirata, e na presença de cerca de 1400 atletas, procedentes de diversos Estados, além de diretores da UCGB e inúmeras autoridades que prestigiaram o encontro. O presidente da UCGB, Toru Hondo, em seu discurso de abertura, lembrou que esta é a segunda vez que a cidade de Presidente Prudente sedia o Campeonato Brasileiro de Gateball, a primeira em 1984 com a participação de 104 equipes e, desta vez, com 243 equipes. Fizeram também uso da palavra diversas autoridades, entre as quais o presidente da ACAE, Yasuyuki Horio, o secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, Ricardo Nakaya, ex-presidente da ACAE, Kioji Takigawa, e o presidente da Comissão Organizadora, Jones Yamada.  Durante a cerimônia ainda, a comissão homenageou  22 atletas de idade igual ou superior a  85 anos,  entregando-lhes  medalhas de honra ao mérito e  mimos.
Os jogos foram desenvolvidos simultaneamente em três categorias de equipes, conforme a idade de seus jogadores: diamante (acima de 72 anos), ouro (acima de 60 anos) e prata (sem limite de idade), utilizando 28 quadras.  As duas melhores equipes de cada quadra disputaram a segunda fase do campeonato, no esquema de tournament ou eliminatória simples, até a classificação final.
Venceram, respectivamente nas três categorias, as seguintes equipes:  na diamante, Campo Grande (campeã), ABC-Mizuho (vice-campeã), Saga A e Ourinhos (3ª colocadas);  na ouro, São José dos Campos (campeã), Naviraí (vice-campeã), Cotia e Junqueirópolis (3ª colocadas); e na prata, Araguari A (campeã), Assis A (vice-campeã), Monte Alto e Guaíra A (3ª colocadas).


« Voltar
 
UCGB - União dos Clubes de Gateball do Brasil | Todos os direitos reservados