Home Notícias Fale Conosco
Notícia
16 de Abril de 2005

Curso de arbitragem

A UCGB promoveu, no dia 6 de março, o primeiro encontro de árbitros de 1º grau (ikkyu) e 2º grau (nikyu), para oferecer-lhes orientação quanto às regras e normas de boa conduta. Cento e cinco árbitros uniformizados, procedentes da capital e interior do Estado de São Paulo e de outros Estados, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás, compareceram, desde cedo, no salão da Associação Saga-kenjin do Brasil, sita à rua Pandiá Calógeras, Aclimação, em busca de ensinamentos atualizados sobre o gateball.
Exatamente às 9 horas, iniciou-se a cerimônia de abertura, com a saudação ao plenário do presidente Toru Hondo que expôs, rapidamente, os principais objetivos do encontro, a discussão sobre assuntos relativos aos elementos indispensáveis para o desenvolvimento harmônico das competições de gateball e reciclagem das normas e regras oficiais deste esporte.
Após apresentação do programa geral, o diretor de arbitragem, Hatiro Honda, em português, e Toru Hondo, em japonês, abordaram diversos aspectos de gateball, desde o perfil e o papel de um bom orientador até as funções dos árbitros durante sua atuação no campo. Os palestrantes enfatizaram a relevância do conhecimento profundo das regras, que proporcione segurança aos árbitros, na tomada de suas decisões e na condução pacífica de jogos.
Após um breve descanso, na segunda parte do programa, algumas regras de destaque foram revistas com demonstrações práticas e, por fim, foi aberta a sessão de perguntas e debates para esclarecimento de dúvidas. Nos intervalos, lanches com café, chá e refrigerantes foram servidos pelas voluntárias do departamento feminino da UCGB.


« Voltar
 
UCGB - União dos Clubes de Gateball do Brasil | Todos os direitos reservados