08 de Julho de 2014

Kazushi Sugahara é homenageado como gueitebolista do ano

O Jornal Nippak e o Nikkey Shimbun homenagearam, na noite do dia 10 de junho, esportistas e dirigentes técnicos de várias modalidades, indicados pelas respectivas associações da comunidade nikkei do Brasil. A cerimônia de entrega do 58º Prêmio Paulista de Esportes ocorreu no salão da Câmara Municipal de São Paulo com a presença de familiares e amigos dos homenageados.
     Pela modalidade gueitebol, a União dos Clubes de Gateball do Brasil (UCGB) indicou, neste ano, o veterano Kazushi Sugahara de Niterói, Rio de Janeiro.
     Sugahara é natural da província de Miyagi, Japão, e veio ao Brasil com 24 anos, em 1959. Casou-se no Brasil e possui duas filhas e três netos. Iniciou a prática de gueitebol em 1985 e, submetendo-se aos exames realizados pela UCGB, obteve o título de árbitro oficial de 3º grau em 1990, o de 2º grau em 1993 e o de 1º grau em 1997. É portador também do título de árbitro internacional conferido pela World Gateball Union.
     Sugahara foi presidente da Sociedade Nipo-Brasileira de Cultura e Esporte do Estado do Rio de Janeiro por dois mandatos, no período de 1996 a 1999. Em junho de1998, durante a visita de suas Majestades Imperador e Imperatriz do Japão ao Rio de Janeiro, na festividade comemorativa dos 90 anos da Imigração Japonesa no Brasil, coordenou os trabalhos de recepção e cerimonial realizados, no Palácio do Governo, pela comunidade nikkei do Estado do Rio de Janeiro.
     Pela sua notável contribuição ao desenvolvimento da comunidade nipo-brasileira e ao intercâmbio cultural entre Brasil e Japão, Sugahara foi alvo de inúmeras homenagens, entre as quais a feita pelo governo japonês, em 2005, com a entrega do diploma de “Ordem de Sol Nascente - Raios de Ouro e Prata”. Em 2013, recebeu o Certificado de
     Desde 2001, Sugahara desempenha a função de presidente da Associação de Gueitebol do Rio de Janeiro e da regional Rio de Janeiro da UCGB. Na diretoria da União dos Clubes de Gateball do Brasil, exerce cumulativamente as funções de vice-presidente e de vice-diretor de arbitragem. Na Federación Sudamericana de Gateball, ocupa atualmente o cargo de secretário.