Home Notícias Fale Conosco
Notícia
08 de Julho de 2014

Torneio Brasileiro de GB para árbitros

     A 13ª edição do Torneio de Gueitebol para árbitros reuniu, no dia 15 de junho, 125 pessoas portadoras do título de árbitro oficial.  
     A orientação geral coube ao diretor de arbitragem Hatiro Honda e contou com a colaboração de Helena Honda, Júlio Hagio, Matsuda Hozumi e Mário Takamura. O encontro teve a duração de cerca de seis horas, utilizando cinco quadras do estádio de gueitebol do Centro Educacional e Esportivo Prof. Riyuzo Ogawa.    
     Boa parte dos participantes mostrou familiaridade e segurança na cerimônia do início de partida, assim como na tomada de decisões no momento de faltas cometidas pelo batedor, mas a grande maioria ainda demonstra dificuldade no posicionamento coordenado entre os árbitros (renkei). O renkei pode ser definido como posicionamento racional dos árbitros, no campo, a fim de tornar menos cansativo e mais seguro na observação de atos praticados pelo batedor.
     O mais importante numa arbitragem, comenta Honda, é conduzir o jogo de modo a proporcionar aos jogadores conforto e confiança nos árbitros, na certeza de que suas decisões serão corretas e imparciais.


« Voltar
 
UCGB - União dos Clubes de Gateball do Brasil | Todos os direitos reservados