30 de Maio de 2014

CAMPEONATO BRASILEIRO DE GUEITEBOL

MAIS DE MIL ATLETAS SE CONFRATERNIZAM NO MAIOR ENCONTRO GUEITEBOLÍSTICO DO ANO
     O 31º Campeonato Brasileiro de Gueitebol de Confraternização, promovido pela União dos Clubes de Gateball do Brasil (UCGB) e Empresa Jornalística São Paulo Shimbun, foi sediado pela Regional Noroeste, nos dias 17 e 18, utilizando o campo da Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Birigui.
     As 201 equipes que representaram 21 regionais competiram nas categorias, prata sem restrição de idade, ouro a partir de 60 anos e diamante a partir de 72 anos.
     Às 8 horas de sábado, a cerimônia de abertura foi iniciada com a entrada dos atletas no campo e a declaração de abertura feita pelo vice-presidente Toshinori Takamura da União dos Clubes de Gateball do Brasil (UCGB). Estiveram presentes os diretores da UCGB, representante do São Paulo Shimbun, Nobuko Kojo, os dirigentes de gueitebol da Regional Noroeste, Armando Nakamura e Haruo Suzuki, além de diversas autoridades convidadas, entre elas o prefeito municipal de Birigui, Pedro Felício E. Bernabé, o deputado federal Walter Ihoshi, o presidente Maçaru Umeta da Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Birigui e o presidente Kazoshi Shiraishi da Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste.
     O presidente Seizi Oga da UCGB falou em nome das entidades promotoras do evento, enaltecendo a importância deste campeonato para integração de jogadores do Brasil e, em conjunto, fazer campanha de divulgação de gueitebol junto à comunidade. Ainda, fizeram uso da palavra o prefeito Bernabé, o deputado Ihoshi e os representantes das entidades locais, Umeta e Shiraishi. O diretor de arbitragem Hatiro Honda e o diretor técnico Teruo Tagomori fizeram suas explanações técnicas aos participantes, seguida de juramento dos atletas feito pelo representante Daniel Kawakami de Caucaia.
     A maioria das equipes realizou três jogos no sábado e um no domingo para completar a fase preliminar e classificatória. Seguiu-se a fase de tournament, ?mata-mata?, para a classificação final das equipes.
     O nível técnico de jogos foi bom particularmente na categoria prata, onde se concentraram as melhores equipes atuais do país.  Duas dessas equipes, Caucaia e Goiânia, participarão do próximo Campeonato Mundial de Gueitebol a ser realizado, nos dias 27 e 28 de setembro, na cidade de Niigata - Japão, onde o Brasil terá grande oportunidade de conquistar o título internacional.

Resultados do 31º Campeonato Brasileiro de Gueitebol

Prata (50)
Campeão - Goiânia A (Toguchi)
Vice-campeão - Caucaia B (Hagio)
3º lugar - Ribeirão Preto A (Touma) e Mirante (Yamamoto)

Ouro (63)
Campeão - Nazaré (Ono)
Vice-campeão - Saga E (Miyazaki)
3º lugar - Saga D (Yoshinaga) e Pereira Barreto A (Tanaka)

Diamante (88)
Campeão - Jales (Tamagawa)
Vice-campeão - Cornélio Procópio (Imamura)
3º lugar - Marialva (Tagami) e São José do Rio Preto (Koga)

(Entre parênteses, o número de equipes)

As equipes campeãs das três categorias eram compostas de seguintes jogadores: Goiânia A - Marco Túlio Toguchi, Toshiro Watanabe, Jhun Shimada, Fernando Umeda, Alberto Fujioka; Nazaré - Sakae Ono, Kosho Hata, Laura Ishikawa, Tiemi Hamada e Toshiko Maeda; Jales - Oswaldo Tamagawa, Sadao Inoue, Hatiro Tanigawa, Massumi Akimoto, Tiyako Iwassaki e Kaori Ogaya. A campeã geral do encontro foi a equipe de Goiânia A.