09 de Maio de 2014

TORNEIOS RENGÔ-HAI

Mairinque. A cidade de Mairinque, a cerca de 90 km da Capital, sediou o 25º Torneio Rengô-hai da regional Sudoeste, no dia 13 de abril. A regional que abrange uma extensa área do Estado de São Paulo possui várias associações filiadas, tendo no sul a Associação de Registro e no extremo oeste a Associação de Botucatu. O presidente Júlio Hagio da regional Sudoeste é o líder de um grupo de jovens gueitebolistas que tem demonstrado excelentes resultados nos últimos campeonatos brasileiros e sul-americanos.
     O Torneio Rengô-hai foi realizado no campo da Associação Cultural de Mairinque com a participação de 25 equipes, 13 de kooreisha (acima de 70 anos) e 12 de soonen (sem restrição de idade).
     A União dos Clubes de Gateball do Brasil, entidade promotora do Torneio, foi representada por dez membros da diretoria, Seizi Oga, Hatiro Honda, Toshinori Takamura, Yukio Honda, Namio Okada, Yocio Mizuno, Ichiro Usami, Yoshiko Ido, Yuriko Okuyama e Hiroko Honda que, inclusive, participaram das competições.
     Na cerimônia de abertura, estiveram presentes, além dos dirigentes da regional, várias autoridades convidadas, entre as quais o presidente Toshiaki Yamamura da Federação das Entidades Nikkeys do Vale do Ribeira e da União Cultural e Esportiva Sudoeste, o Presidente Yoshiaki Shinde da UCENS-Sorocaba e o assessor do deputado Federal Junji Abe, Luiz Issao Kagiyama.
     Nas competições, classificaram-se as seguintes equipes: na categoria kooreisha, Piedade D - campeã, Piedade C - vice, Caucaia - 3º lugar; na categoria soonen, Caucaia A - campeã, Caucaia B - vice e Guapiara B - 3º lugar.
     Com o tempo nublado, porém sem chuva, o evento transcorreu em ambiente agradável e harmônico entre os jogadores.

Curitiba.  O 25º Torneio Rengô-hai da regional Paraná 1 foi realizado, no dia 13 de abril, no campo do Nikkei Club de Curitiba, sob a coordenação do presidente Nelson Mori.  Seis equipes de Curitiba e de Paranaguá disputaram o torneio, em categoria única, classificando-se em primeiro lugar a equipe Paranaguá B, em segundo lugar a Curitiba A, em terceiro a Paranaguá A e a Curitiba B.
     A diretoria da União dos Clubes de Gateball do Brasil foi representada pelo seu vice-presidente Takeshi Saguti.