Home Notícias Fale Conosco
Notícia
09 de Maio de 2014

IMPORTÂNCIA DO CURSO DE ARBITRAGEM

     O departamento de arbitragem da UCGB sob a coordenação do diretor Hatiro Honda ministrou, no dia 6 de abril, seu primeiro curso de arbitragem deste ano a 140 pessoas inscritas.  Vieram da capital, do interior de São Paulo e dos Estados de Minas Gerais , Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Paraná e Pará.
     Como sempre tiveram, na primeira parte do curso, explicação e comentários sobre os itens mais polêmicos das regras atuais de gueitebol. Muitas dúvidas foram apresentadas pelos participantes as quais foram respondidas satisfatoriamente pelo ministrante.  A segunda parte consistiu da prática de arbitragem conduzida pelos próprios participantes, com o acompanhamento e a orientação de árbitros graduados. Os árbitros graduados de primeiro e de segundo graus colaboraram, orientando e discutindo conjuntamente.
     É louvável a dedicação dos atletas na tentativa de assimilar e aprimorar a técnica de arbitragem, mas muitos deles demonstram ainda imaturidade e falta de domínio de regras. A começar pelo procedimento da cerimônia do início de partidas, poucos conseguem realizá-la com fluência e sem omitir algumas frases. A melhor forma de aprender a execução de cerimônia é repeti-la várias vezes e também assistir à cerimônia feita pelos seus companheiros e, muitas vezes, observando os erros cometidos por eles.
     O aprendizado de regras só se consegue por esforço pessoal, estudando pelo livro, não há alternativa. A UCGB dispõe de vários livros traduzidos em português nos últimos 11 anos, dos quais três são recomendados: Aprimorando seu Gateball (2006), Regras Oficiais de Gateball e Guia para Árbitros (2011) e Gateball-Perguntas e Respostas (2011). Os demais estão desatualizados, tendo em vista alterações introduzidas nas regras, a cada quatro anos, após revisões feitas pelo Comitê Internacional de Regras integrado pelos membros representantes de diversos países, inclusive do Brasil.
     Por outro lado, os cursos e os seminários sobre as regras complementam os conhecimentos adquiridos pelos atletas com a leitura de livros. As discussões e os comentários feitos pelo orientador de um curso despertam pequenos detalhes de regras que, pela leitura de um livro, passam muitas vezes despercebidos. Portanto, participar de cursos e seminários é de fundamental importância.


« Voltar
 
UCGB - União dos Clubes de Gateball do Brasil | Todos os direitos reservados