27 de Março de 2014

CAMPEONATO BRASILEIRO DE GUEITEBOL DE IDOSOS

O 30º Campeonato Brasileiro de Gueitebol de Idosos realizado, no dia 16 de março, reuniu no Estádio de Gueitebol de Vila Guarani, São Paulo, 100 equipes de atletas com a idade mínima de 70 anos.  As equipes foram divididas em três categorias conforme a idade de seus jogadores, tsuru acima de 70 anos, kame acima de 75 e kotobuki acima de 80. Cada equipe efetuou quatro jogos e a classificação feita mediante número de vitórias e saldo de pontuações obtido.
     O evento teve início com a cerimônia de abertura, tendo de um lado os diretores da UCGB e seus convidados e de outro os atletas, os coordenadores de quadras e os árbitros efetivos indicados para a categoria kotobuki. Entre as autoridades estavam presentes o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, o deputado federal Walter Ihoshi, o deputado estadual Jooji Hato, o presidente Kihatiro Kita do Bunkyo - Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, o vice-presidente Augusto Sakamoto do Kenren - Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil e o assessor do vereador Aurélio Nomura, Gerard Bartels.
     O presidente Seizi Oga, na sua saudação, agradeceu às autoridades presentes e aos atletas pela participação, assim como aos patrocinadores, Fundação Kunito Miyasaka e Hinomoto Shoyu, e colaboradores pelo constante incentivo. Fez um agradecimento especial ao vereador Aurélio Nomura que, por meio de Emenda Parlamentar - exercício 2013, doou à UCGB a quantia de cem mil reais destinada à melhoria de infraestrutura do Estádio de Gueitebol. As obras, já em fase de conclusão, beneficiarão os usuários do campo que somam hoje mais de três mil gueitebolistas, disse o presidente. Fizeram uso da palavra ainda o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, o deputado estadual Jooji Hato e o presidente Kihatiro Kita do Bunkyo.
     Apesar da concentração de cerca de 550 jogadores com idade acima de 70 anos, no campo de gueitebol onde a temperatura passava dos 36 graus ao meio dia, não foi registrado nenhum incidente grave.  A diretoria homenageou 47 atletas com idade igual ou superior a 88 anos entregando-lhes mimos, durante a cerimônia de abertura coordenada pelo vice-presidente Toshinori Takamura.
     Uma das características desse campeonato é a atuação de árbitros efetivos no grupo dos mais idosos (kotobuki), onde grande número de jovens portadores do título de árbitro de 2º grau colaborou na arbitragem, prestando grande serviço à UCGB.

Classificação

Tsuru (43)