09 de Dezembro de 2013

COPA MEMURO-BRASIL DE GUEITEBOL

Com grande êxito, realizou-se, nos dias 26 e 27 de outubro, a primeira Copa Memuro-Brasil de Gueitebol. Cerca de 800 atletas, representantes da maioria das regionais da UCGB, reuniram-se no Estádio de Gueitebol do Jabaquara, São Paulo, para disputar a copa e o estandarte oferecido pela prefeitura de Memuro, cidade-berço de gueitebol, da província de Hokkaído, Japão.
   Esta competição, que será realizada anualmente no Brasil, faz parte do Acordo de Amizade e Cooperação firmado entre Memuro e a UCGB, em 2012. A diretoria planeja realizá-la, a partir de 2014, preferencialmente fora da cidade de São Paulo para proporcionar comodidade aos associados que moram longe da capital.
   Na solenidade de abertura da Copa, estiveram presentes várias autoridades e convidados, entre os quais o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, o deputado estadual Jooji Hato, o vice-presidente Elzo Sigueta da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, o vice-presidente Sadao Onishi da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, vice-presidente Makoto Kosaka da Federação dos Clubes Nipo-Brasileiros de Anciões, os assessores Boris Davidoff Neto, Keiji Kato e Paulo Pavan, respectivamente, do vereador Aurélio Nomura, deputado federal Walter Ihoshi e Secretário Municipal de Esportes Celso Jatene.
   Às oito horas, os árbitros responsáveis pelas quadras e os jogadores adentraram o campo, desfilando diante das autoridades. Seguiram-se um minuto de silêncio, hasteamento das bandeiras, saudações do presidente da União e dos convidados e o juramento feito pelo representante dos atletas Sadatsugu Yamaguchi. Na ocasião, a diretoria homenageou 20 atletas acima de 88 anos, com a entrega de mimos feita pelos diretores e autoridades presentes.
   As 151 equipes participantes foram distribuídas em três categorias, prata sem distinção de idade, ouro acima de 60 anos e diamante acima de 72 anos. Na primeira fase, preliminar e classificatória, todas as equipes realizaram quatro partidas. Na segunda fase, eliminatória, três equipes classificadas de cada quadra jogaram em esquema de mata-mata - tournament - até a classificação final.
   A equipe de Guaíra da categoria prata conquistou, com serenidade e disciplina, o título de campeão geral da Copa com os jogadores Diego Kato, Diogo F. Kato, José Mauro Watanabe, Gustavo Oyama Watanabe e Paulo Uataro Watanabe.

Classificação nas três categorias

Diamante (70)
Campeã - Jales (Tamagawa)
Vice-campeã - Dourados (Iwashiro)