03 de Outubro de 2013

CAMPEONATOS BRASILEIROS DE GUEITEBOL FEMININO E MASCULINO

O 29º Campeonato Brasileiro de Gueitebol Feminino e o 19º Campeonato Brasileiro de Gueitebol Masculino foram realizados, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, reunindo no total de 119 equipes, 50 femininas e 69 masculinas, no estádio de Gueitebol da União dos Clubes de Gateball do Brasil.
     Dentre os participantes de outros estados, estavam os jogadores de Palmas, Tocantins, todos eles jovens e cheio de entusiasmo.
     Na linda manhã de sábado, às sete horas, as arquibancadas e as quadras estavam repletas de atletas com seus uniformes multicoloridos e muita alegria pelos reencontros de amigos. Exatamente às oito horas, iniciou-se o desfile dos árbitros e atletas na entrada para o campo, passando em frente às autoridades e convidados. Entre as autoridades presentes estavam o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, o vice-presidente  Elzo Sigueta da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, o vice-presidente Hiroshi Shimuta da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, o vice-presidente Yasuo Yamada da Federação das Províncias do Japão no Brasil, o vice-presidente Makoto Kosaka da Federação dos Clubes Nipo-Brasileiros de Anciões, e representantes dos parlamentares Walter Ihoshi, Jooji Hato, George Hato e Nobuko Kojo da Empresa Jornalística São Paulo Shimbun.
     Na cerimônia de abertura coordenada pelo vice-presidente Toshinori Takamura, guardou-se um minuto de silêncio em honra à memória dos companheiros falecidos e, em seguida, o hasteamento das bandeiras sob o som do Hino Nacional. O presidente Seizi Oga fez a sua saudação, seguida pelas palavras do representante do Bunkyo, Elzo Sigueta, e do deputado federal Arnaldo Faria de Sá.  Como de praxe, as recomendações técnicas foram feitas pelos diretores Hatiro Honda e Teruo Tagomori. Na ocasião, 25 atletas acima de 88 anos foram homenageados e receberam mimos das mãos das autoridades presentes. O juramento dos atletas foi feito pela representante Yuriko Okuyama.
     Na fase preliminar dos campeonatos, as equipes divididas em duas categorias, kooreisha (acima de 70 anos) e soonen (livre), tanto do feminino quanto do masculino, realizaram três jogos, exceto algumas equipes que fizeram quatro jogos. No domingo de manhã, todas as equipes completaram quatro jogos e as melhor classificadas de cada grupo entraram para a fase de tournament ou de mata-mata.

Resultados do 29º Campeonato Brasileiro de GB Feminino
Categoria Kooreisha - 23 equipes
Campeã - Cumbica (Yamashita)
Vice-campeã - Tozan (Ide)