05 de Junho de 2013

CAMPEONATO BRASILEIRO DE GUEITEBOL

A União dos Clubes de Gateball do Brasil, em parceria com o São Paulo Shimbun, realizou, nos dia 18 e 19 de maio, a 30ª edição do Campeonato Brasileiro de Gueitebol de Confraternização, na cidade de Marília, a 450 km de São Paulo, com a participação de 207 equipes representantes das 22 regionais, num total de cerca de 1200 atletas.
     Na solenidade de abertura, estiveram presentes diversas autoridades, entre elas o Secretário de Esportes e Lazer Gastão Lúcio R. Pinheiro Jr. da cidade de Marília, o Deputado federal Walter Ihoshi, o presidente honorário Yoshimi Shintaku da Associação Cultural e Esportiva Nikkey de Marília, o presidente Alberto Yamamoto da Liga de Gueitebol da Alta Paulista, o presidente Seizi Oga e diretores da União dos Clubes de Gateball do Brasil e a diretora Nobuko Kojo do São Paulo Shimbun.
     Às 8 horas de sábado, sob a coordenação de Luiz Massami Higawa, teve início  a entrada dos atletas no campo, cada grupo com a placa indicativa de sua regional. A declaração oficial de abertura foi feita pelo vice-presidente da União, Kazushi Sugahara. Seguiram-se um minuto de silêncio em honra à memória dos companheiros falecidos, o hasteamento das bandeiras e a saudação do presidente Seizi Oga, representando as entidades promotoras. Fizeram ainda uso da palavra o deputado federal Walter Ihoshi e o Secretário de Esportes. Em sequência, houve a devolução do estandarte e troféus transitórios pelos vencedores do ano anterior, homenagens aos mais idosos, informações técnicas pelos diretores Teruo Tagomori e Hatiro Honda, o juramento dos atletas e a tradicional tacada inicial de bolas pelas autoridades.
     As competições foram realizadas em dois dias, compreendendo a fase classificatória com quatro jogos para cada equipe e a fase eliminatória, em esquema mata-mata de tournament. As equipes melhor classificadas foram Uruma de São Paulo da categoria diamante (acima de 72 anos), São José dos Campos da categoria ouro (acima de 60 anos) e Caucaia da categoria livre. A equipe de maior destaque foi de Caucaia A da categoria prata integrada por jovens atletas que, na fase de tournament, obteve três vitórias por perfect game.  As equipes campeãs eram constituídas de seguintes jogadores: André Matsumoto, Gustavo Matsumoto, Rodrigo Matsumoto, Juliano K. Hagio, Daniel Y. Kawakami, Mirian M. Hagio e Júlio K. Hagio (Caucaia A); Satoshi Iwamoto, Hideo Wakugawa, Tsuya Onari, Katsumi Fukazawa, Hiromi Fukazawa e Antonio Valério Filho (São José); Takashi Iramina, Seishin Nakasone, Shigeru Kina, Takashi Shinzato e Ansei Arashiro (Uruma).

Resultado do 30º Campeonato Brasileiro de Gueitebol
Prata
Campeão - Caucaia A (Matsumoto)
Vice - Aliança (Hiramatsu)