16 de Maio de 2013

CAMPEONATO BRASILEIRO DE GUEITEBOL DE IDOSOS

Iniciando oficialmente a temporada de gueitebol deste ano, a União dos Clubes de Gateball do Brasil realizou, no dia 17 de março, a 29ª edição do Campeonato Brasileiro de Gueitebol de Idosos.
     Apesar das condições meteorológicas pouco favoráveis, com ameaças de chuva, reuniram-se no Centro Educacional Esportivo Prof. Riyuzo Ogawa de Jabaquara 109 equipes, no total de cerca de 600 atletas munidos de guarda-chuvas e capas. A maioria das equipes era procedente da grande São Paulo, do interior do estado de São Paulo, e algumas do Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
     Autoridades e convidados estiveram também presentes para prestigiar o evento, entre outros o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, o deputado estadual Jooji Hato, os vereadores Aurélio Nomura e Hiroyuki Minami, o general Akira Obara e representantes das entidades, o vice-presidente Elzo Sigueta da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Sadao Onishi da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo e Nobuko Kojo da Empresa Jornalística São Paulo Shimbun.
     A tradicional cerimônia de abertura teve início às 8 horas, conduzida pelo vice-presidente Toshinori Takamura. Após um minuto de silêncio, o presidente Seizi Oga pronunciou palavras de boas-vindas aos atletas e agradeceu às autoridades presentes e, particularmente, aos patrocinadores Fundação Kunito Miyasaka e Hinomoto Shoyu. Falou ainda sobre a renovação de troféus transitórios a partir deste ano e a mudança de regras para a sua entrega definitiva, isto é, agora levarão os troféus as associações que vencerem três vezes consecutivas, independente das equipes ganhadoras possuírem denominações A, B ou C. Fizeram uso da palavra, dentre os convidados, o deputado estadual Jooji Hato, Elzo Sigueta em nome de demais entidades e o deputado Federal Arnaldo Faria de Sá. As recomendações técnicas foram feitas pelos diretores Hatiro Honda e Teruo Tagomori.
     As competições iniciadas, em esquema league com quatro jogos por equipe, foram interrompidas por volta das 13 horas, por causa da chuva e péssimas condições das quadras.  As classificações das equipes foram feitas baseadas apenas em dois jogos por equipe, por número de vitórias e pontuações obtidas até aquele momento.

Classificação
Cegonha (a partir de 70 anos)
Campeã: Suzano
Vice-campeã: Butantã
3º lugar: Carrão Kyoyu-E
4º lugar: Mogi das Cruzes
5º lugar: Carrão Kyoyu-A
6º lugar: Carrão Kyoyu-C

Tartaruga (a partir de 75 anos)
Campeã: Carrão Kyoyu
Vice-campeã: Piedade
3º lugar: Saga-A

Kotobuki (a partir de 80 anos)
Campeã: Dracena-B
Vice-campeã: Saga-A
3º lugar: Suzano

As composições das equipes campeãs foram, conforme seguem: SUZANO da categoria cegonha, Jorge Oshikata (capitão), Fumiko Seo, Maria Gyotoku, Kiyoko Sakaida e Minoru Yoshida; CARRÃO KYOYU da categoria tartaruga, Hatsuko Miyahira (capitã), Toshiko Higa, Misako Nakandakari, Sumiko Arakaki e Fumiko Moromizato;  DRACENA-B da categoria kotobuki, Kozo Yoshimura (capitão), Shitou Wada, Mitsue Nishiyama, Motoyuki Hissayasu e Hiroaki Tanizaka.