Home Notícias Fale Conosco
Notícia
01 de Novembro de 2012

DEPARTAMENTO DE ARBITRAGEM

    Cursos. Dois cursos de arbitragem dirigidos especialmente aos candidatos para o exame de 2º grau (nikyu) foram oferecidos pelo titular do departamento de arbitragem, Hatiro Honda, nos dias 9 de setembro e 13 de outubro, respectivamente na sala de reunião da UCGB e no Estádio de gateball, em São Paulo. No dia 9, foram ministradas aulas teóricas enquanto, no dia 13, os candidatos receberam treinamento prático no campo e aulas de reciclagem de regras. Vários diretores e membros da comissão de apoio do departamento de arbitragem colaboraram nos cursos.


     Exame de habilitação. No dia 14 de outubro, 30 candidatos procedentes de diversas regionais, submeteram-se ao exame de habilitação para árbitros de segundo grau que consistiu de duas partes, a prática e a teórica. Participaram, como examinadores e colaboradores, Hatiro Honda, Hiroko Honda, Yuriko Okuyama, Kazushi Sugahara, Mitsuru Minami, Osvaldo Tamagawa, Mitsuo Kannami, Aya A. Fugisava, Toshinori Takamura e Matsuda Hozumi.


     Seminário Nacional de arbitragem. O último encontro do ano para o estudo de regras e técnicas de arbitragem aconteceu, no dia 21 de outubro, no recinto do Estádio de gateball sob a coordenação do diretor Hatiro Honda. Participaram 70 árbitros, das três categorias, procedentes da Grande São Paulo, interior do Estado e representantes das regionais da Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais e Paraná. As discussões sobre diversos casos, na sua maioria atípicos, foram bastante profícuas.


« Voltar
 
UCGB - União dos Clubes de Gateball do Brasil | Todos os direitos reservados