Home Notícias Fale Conosco
Notícia
05 de Outubro de 2012

CAMPEONATOS BRASILEIROS DE GATEBALL FEMININO E MASCULINO

     A 28ª edição do Campeonato Brasileiro de GB Feminino e a 18ª edição do Campeonato Brasileiro de GB Masculino foram realizadas simultaneamente, nos dois primeiros dias de setembro, no estádio de Gateball da UCGB, em São Paulo. Cerca de 700 atletas e seus acompanhantes, de diversas regionais do estado de São Paulo e de outros estados, reuniram-se desde cedo no estádio, ocupando boa parte das arquibancadas e as 16 quadras destinadas exclusivamente à prática de gateball.
     Sob a coordenação do vice-presidente Toshinori Takamura da União dos Clubes de Gateball do Brasil, teve a solenidade com a declaração oficial de abertura feita pelo vice-presidente Seijiro Nagata. Após um minuto de silêncio em honra à memória dos companheiros falecidos, teve a execução do hino nacional seguido pela saudação do presidente Seizi Oga que agradeceu a todos pela presença e especialmente aos patrocinadores e colaboradores. A seguir, fizeram uso da palavra o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, o vereador Aurélio Nomura, o subprefeito do Jabaquara, Roberto Ney Campanhã Marciano, e o presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Kihatiro Kita. Prestigiaram o evento, com a sua presença, o vereador Victor Kobayashi, o diretor presidente Masao Suzuki de São Paulo Shimbun, o vice-presidente Sadao Onishi da Beneficência Nipo-Brasileira, o vice-presidente Yasuo Yamada do Kenren e o representante do deputado estadual Jooji Hato, Olímpio Kosonoe.  
     Recomendações sobre arbitragem e comentários técnicos foram feitos pelos diretores Hatiro Honda e Teruo Tagomori, respectivamente, e o juramento dos atletas  pelo seu representante Miyoko Tagomori da equipe Matilde, vencedora de 2011.
     Com a participação de 134 equipes, as competições foram conduzidas em duas etapas, a preliminar ou classificatória e a final de tournament ou eliminatória.
     Na avaliação geral feita no grupo feminino, a campeã foi a equipe Saga A da categoria soonen, enquanto no grupo masculino, a campeã foi a Carrão Kyoyu C da categoria kooreisha.  Por outro lado, a equipe masculina de Guaíra foi a revelação, neste campeonato, conquistando o título de campeão da categoria soonen com garra e louvável disciplina.


Classificação do Campeonato Feminino
Categoria Soonen (30)
1º lugar - Saga A
2º lugar - Ribeirão Preto
3º lugar - São Miguel e Curitiba A

Categoria Kooreisha (29)
1º lugar - Saga B
2º lugar - Tozan
3º lugar - Saga A e Ibirapuera

Classificação do Campeonato Masculino
Categoria Soonen (35)
1º lugar - Guaíra
2º lugar - Nippon A
3º lugar - Ribeirão Preto e Caucaia C

Categoria Kooreisha (40)
1º lugar - Carrão Kyoyu C
2º lugar - Ibiúna
3º lugar - Real A e Mizuho

Entre parênteses ( ), o número de equipes participantes


Integrantes das equipes vencedoras

Grupo Feminino
Soonen - Saga A - Yuriko Okuyama*, Neusa Yumi Salatta, Mitsuko Fukushima, Dirce Akemi Ishikawa e Yoshiko Ido

Kooreisha - Saga B - Toshiko Sato*, Clarice Egashira, Eiko Emura, Sadako Oga, Miura T. Kuroba e Fumie Ogata

Grupo Masculino
Soonen - Guaíra - José M. Watanabe*, Douglas F. Kato, Diego F. Kato, Gustavo B. Sato, Marcelo Matushita, Takeshi Uemura e Tocio Oyama

Kooreisha - Carrão Kyoyu C - Koju Yamauchi*, Kokichi Kinjo, Chochi Miyagui, Kiyoshigue Hanashiro e Shuei Kohama

* Capitão da equipe


« Voltar
 
UCGB - União dos Clubes de Gateball do Brasil | Todos os direitos reservados