13 de Agosto de 2012

TORNEIO INTERNACIONAL DE GATEBALL

A União dos Clubes de Gateball do Brasil comemorou seu 30º aniversário, nos dias 30 de junho e 1º de julho, realizando um Torneio Internacional de Gateball convidando vários países do exterior, dos quais vieram as representações do Uruguai, Paraguai, China e Japão, no total de sete equipes.
     Na noite que antecedeu ao torneio, no dia 29, foi oferecido um jantar de recepção aos atletas estrangeiros no Centro Social Hakka do Brasil sito à Rua São Joaquim,  Liberdade, onde se reuniram cerca de 300 pessoas, entre os membros da diretoria e dirigentes regionais da UCGB, árbitros efetivos e jogadores que representaram as equipes brasileiras. Nessa noite, o ex-presidente Toru Hondo recebeu homenagem especial pelo trabalho realizado em prol de gateball, como diretor da entidade por mais de 20 anos. No período de 1997 a 2011, Hondo exerceu a função de presidente e foi o principal responsável pela construção do estádio de gateball, na ocasião, único existente no mundo. O deputado federal Arnaldo Faria de Sá foi igualmente alvo de homenagem especial da diretoria, como conselheiro de honra da UCGB.  Outros homenageados foram os ex-diretores Yoshimi Júlio Okubo, Kisato Imamura, Toshiaki Bomura, Torao Mizuno, Stella Okubo e Michiko Kanazawa, pelo relevante serviço prestado à entidade.
     Às oito horas e quinze minutos de sábado, 30 de junho, iniciou-se a entrada ao campo de cerca de 740 atletas e 96 árbitros efetivos. Sob apresentação do vice-presidente Toshinori Takamura, teve a cerimônia de abertura com a apresentação inicial das autoridades e convidados presentes seguida da declaração oficial de abertura feita pelo vice-presidente Kazushi Sugahara e saudação do presidente Seizi Oga. O presidente deu boas-vindas a todos e agradeceu às entidades, regionais, clubes e amigos que contribuíram muito para que o evento fosse realizado com êxito. Ainda, fizeram uso da palavra o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, o cônsul-geral adjunto Masahiko Kobayashi do Consulado geral do Japão, diretor executivo Yoshihiro Endo da World Gateball Union e o prefeito Yoshinori Miyanishi de Memuro, Japão. Entre outros convidados estavam o presidente Hiroyuki Minami da Câmara Municipal de S.Bernardo do Campo, o vereador Aurélio Nomura, o superintendente geral Keizo Uehara da Fundação Kunito Miyasaka, o presidente Kihatiro Kita da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, o diretor presidente Masao Suzuki da Empresa Jornalística São Paulo Shimbun, o representante da SEME, Olívio Sawasato, o diretor Francisco Kudo da Nikko Turismo, o diretor Gu Qiao da Chinese Gateball Association.
     Durante a cerimônia, 13 atletas com idade superior a 88 anos foram homenageados e receberam mimos das mãos de autoridades presentes. Após recomendações e esclarecimentos técnicos feitos pelos diretores Teruo Tagomori e Hatiro Honda, o juramento dos atletas foi feito pela representante Yuriko Okuyama. Para encerrar a cerimônia, teve a tradicional tacada inicial dos convidados.
     Como nos campeonatos mundiais, havia em todas as quadras equipes de árbitros efetivos, homens e mulheres, devidamente uniformizados com roupa branca, blêizer azul celeste e gravata vermelha, impondo seriedade e autoridade. A maioria dos árbitros mostrou-se bem preparada e segura na arbitragem. Os jogos, por sua vez, evoluíram com incrível pontualidade e disciplina a ponto de causar admiração dos espectadores.
     A fase preliminar do torneio teve 12 rodadas no sábado e quatro no domingo, quando todas as equipes concluíram quatro jogos. A seguir, as 32 equipes melhor classificadas de cada categoria, soonen e kooreisha, competiram na fase ?mata-mata? de tournament. No final, nas disputas entre as equipes de Jundiaí e Piedade, na categoria kooreisha, e Goiânia A e Caucaia na categoria soonen, as vencedoras foram Jundiaí e Goiânia A.

Equipes classificadas no Torneio Internacional
Categoria soonen
Campeã - Goiânia A (Marco T. Toguchi)
Vice-campeã - Caucaia (Shoiti Hagio)
3ª colocada - Guaíra (Douglas Kato) e Nippon A (Felipe Y. Yamaguishi)
Categoria kooreisha
Campeã - Jundiaí (Tadayuki Ota)
Vice-campeã - Piedade (Sadatsugu Kameda)
3ª colocada - Uruma (Takashi Iramina) e Uruguai (Emiko Tanaka)
Entre parênteses ( ), o nome do capitão

As equipes campeãs eram integradas por seguintes jogadores: Goiânia A - Luciano Toshiro Watanabe, Marco Túlio Toguchi, Rodrigo Jhun Shimada, Fernando Toshio Umeda e Massaru Watanabe;  Jundiaí - Shiro Shiguihara, Takanori Hino, Tuyoshi Araki, Tadayuki Ota e Masahiro Kashio.