Home Notícias Fale Conosco
Notícia
10 de Julho de 2012

COMPETIÇÕES E TREINAMENTO DOS ÁRBITROS

     O Campeonato Brasileiro de GB para Árbitros é realizado todos os anos com o objetivo de oferecer treinamento em arbitragem aos portadores do título de juiz.
     No entanto, durante as competições os jogadores se empolgam pelos resultados de jogos e deixam a arbitragem para o segundo plano. É o vício que muitos adquirem e, involuntariamente, deixam de fazer gesture e posicionamento coordenado (renkei) corretamente com seus companheiros. Os anotadores, muitas vezes, limitam-se a fazer anotação de pontos e se fixam em locais mais agradáveis como na sombra enquanto atuam como árbitros.
     Na realidade, a mesma responsabilidade que tem o árbitro principal e o auxiliar (vice-árbitro) tem também o árbitro anotador. Os três árbitros devem atuar de forma integrada e coordenada, dentro da quadra, compartilhando o trabalho para evitar excessivo desgaste de um ou de outro.
      Para dar mais objetividade ao aprimoramento de arbitragem, o departamento de arbitragem introduziu inovações no 11º Campeonato Brasileiro de Gateball para os Árbitros realizado no dia 3 de junho, colocando em cada quadra dois árbitros graduados  somente para orientação e exigindo de cada árbitro máximo possível de rigor no cumprimento de suas funções e em manner.  Houve também discussão teórica sobre as regras que, frequentemente, suscitam dúvidas ou tornam-se motivos de sérios equívocos entre os  árbitros.
     Participaram grande número de árbitros, cerca de 260, entre os quais muitos jovens e pessoas vindas do interior de São Paulo e de outros estados, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná e Pará. A opinião geral dos que participaram foi de que tiveram bom aproveitamento. No final, todos receberam como prêmio um saquinho de arroz.


« Voltar
 
UCGB - União dos Clubes de Gateball do Brasil | Todos os direitos reservados