10 de Julho de 2012

ROOKUREN FUREAI TAIKAI

O tradicional torneio de gateball, promovido pela Federação dos Clubes Nipo-Brasileiros de Anciões, teve lugar no Centro Educacional e Esportivo Prof. Riyuzo Ogawa, no dia 26 de maio. Coube à União dos Clubes de Gateball do Brasil, como nos anos anteriores, a responsabilidade de coordenar a parte técnica do torneio e oferecer espaço para as competições.
     Às oito horas, teve início a cerimônia de abertura da 27ª edição do torneio com a saudação do vice-presidente Makoto Kosaka do Rookuren seguida pelas palavras do presidente Seizi Oga da União dos Clubes de Gateball do Brasil.  Observações técnicas foram feitas pelos diretores técnico e de arbitragem, respectivamente, Teruo Tagomori e Hatiro Honda. Durante a cerimônia, 32 atletas com idade acima de 87 anos receberam homenagem da Federação.
    Teve participação de 28 equipes, divididas em três categorias, 9 de kotobuki (acima de 80 anos), 14 de kame (acima de 70 anos) e 5 de tsuru (acima de 55 anos).
     As equipes classificadas foram: na categoria kotobuki, Jundiaí B - campeã,  Sakura A - 2º lugar, Jundiaí A - 3º lugar e Saúde - 4º lugar;  na categoria kame, Sakura A - campeã,  Santo André - 2º lugar, Itapeti - 3º lugar,  Saúde - 4º lugar e Arujá - 5º lugar; na categoria tsuru, Aozorakai - campeã, Sakura - 2º lugar e Mizuho - 3º lugar.
     O maior número de equipes participantes foi do Clube Sakura da Vila Guarani com sete equipes, das quais três conquistaram boas classificações.