Home Notícias Fale Conosco
Notícia
05 de Junho de 2012

TORNEIOS RENGÔ-HAI

     Os torneios Rengô-hai promovidos pela União dos Clubes de Gateball do Brasil e organizados pelas regionais são, muitas vezes, confundidos com a Copa Rengô pela semelhança de sua denominação. Enquanto a Copa Rengô é uma competição oficial organizada pela própria UCGB em São Paulo, os torneios Rengô-hai são organizados pelas regionais. Os torneios Rengô-hai visam, sobretudo, oferecer oportunidade aos atletas que residem em locais distantes de São Paulo de participarem de jogos oficiais da UCGB. Nesses torneios Rengô-hai está quase sempre presente um, ou mais, representante da diretoria da União a fim de manter contato com os dirigentes locais. A maioria das 25 regionais realiza seus Rengô-hai todos os anos, ocasião em que os atletas participam do encontro oficial da União sem a necessidade de fazer longas viagens.

Maringá.  A regional Paraná 3 que sediou com sucesso, recentemente, o 29º Campeonato Brasileiro de Gateball na cidade de Maringá, realizou no dia 22 de abril, o seu 3º Torneio Rengô-hai, juntamente com as regionais Paraná 2 e Paraná 4.
     Neste evento organizado pelos respectivos presidentes, Yoshiaki Mitsui, Tsuneo Hashimoto e Ivo Iwao Okuma, teve as seguintes equipes classificadas:  na categoria kooreisha, Cornélio Procópio-campeã, Maringá 1-vice e Floresta-3º lugar; na categoria soonen, Loanda 2-campeã, Cruzeiro do Oeste-vice  e Ibiporã-3º lugar.

Curitiba. A regional Paraná 1, através do seu presidente Nelson Mori, informa que realizou, no dia  29 de abril, o seu 23º Torneio Rengô-hai de gateball com a participação de nove equipes.  As equipes vencedoras foram Curitiba A - primeiro lugar, Curitiba F - segundo lugar, Paranaguá e Curitiba - terceiro lugar. Dada a incerteza da realização do torneio por mau tempo, conforme comunicação do presidente Mori, o representante da diretoria do Rengô suspendeu sua viagem na véspera, dia 28.

Piedade.  Sob a coordenação do presidente Mitsuru Minami, a regional Sudoeste organizou o seu 23º Torneio Rengô-hai, no dia 29 de abril, no campo da ACEP- Associação Culltural e Esportiva de Piedade a 100 km de São Paulo.
     Na cerimônia de abertura, estiveram presentes os diretores da regional, entre os quais o diretor de arbitragem Júlio Hagio, o presidente Tetsuro Ishihara da ACEP e o presidente da União dos Clubes de Gateball do Brasil, Seizi Oga, acompanhado pelos diretores Hatiro Honda, Helena Honda, Júlio Kamimura e Yuriko Okuyama. Como convidados especiais, os diretores da UCGB participaram dos jogos, na categoria soonen.
     A novidade do torneio foi a inclusão de novos jogadores vindos do Nippon Country Club que fortaleceram significativamente as equipes de soonen da regional sudoeste.
     Participaram 18 equipes de jukunen (acima de 70 anos) e 12 de soonen (livre) e as vencedoras foram: na categoria jukunen, Piedade B - campeã, Piedade E - 2ª colocada e Registro - 3ª colocada;  na categoria soonen, Caucaia A - campeã, Caucaia B - 2ª colocada e Guapiara A - 3ª colocada.

Cumbica. A 23ª edição do Torneio Rengô-hai da regional Seitô dirigida pelo presidente Teruo Tagomori aconteceu, no dia 5 de maio, com a participação de 23 equipes, 15 de kooreisha e 8 de soonen.
     Após a cerimônia de abertura com a saudação do presidente Tagomori, do presidente da UCGB, Seizi Oga, e recomendações dos diretores técnico e de arbitragem, as competições foram realizadas utilizando 4 quadras do Clube de Gateball Cumbica, em Guarulhos. Oga ratificou o pedido à regional e clubes integrantes especial cooperação e apoio à campanha para arrecadação de fundo necessário à realização do Torneio Internacional de Gateball, agendado para os dias 30 de junho e 1º de julho.
     Houve participação também da equipe formada pelos diretores da UCGB, Seizi Oga, Júlio Kamimura, Yuriko Okuyama, Tizuru Saito e Sadako Oga. Avaliações feitas após a conclusão de quatro jogos por equipe resultaram em seguintes classificações. Na categoria kooreisha, Kyoyu 2 - campeã,  Kyoyu-4 - 2º lugar,  Cumbica - 3º lugar, Kyoyu 5 - 4º lugar e Campo Limpo - 5º lugar;  na categoria soonen, Matilde 1 - campeã, Kyoyu 3 - 2º lugar, Kyoyu 1 - 3º lugar.

Campinas. O 23º Torneio Rengô-hai de gateball da regional Seihoku teve lugar nas quadras do departamento de gateball da Colônia Tozan, no dia 6 de maio.
     Dez equipes da regional participaram do torneio juntamente com uma equipe especialmente convidada, formada pelos diretores da União dos Clubes de Gateball do Brasil, Seizi Oga, Seijiro Nagata, Yukio Honda, Sadako Oga e Katsuko Nagata.
     Na cerimônia de abertura, fizeram uso da palavra o presidente da regional  Hideharu Kunitake e o presidente da UCGB Seizi Oga.
     Após cinco jogos de cada equipe, fizeram-se as avaliações conjuntas de resultados, resultando em seguinte classificação: campeã - Indaiatuba (soonen),  2º lugar - Tozan B (kooreisha), 3º lugar - Tozan A (kooreisha) e Tozan (soonen).


« Voltar
 
UCGB - União dos Clubes de Gateball do Brasil | Todos os direitos reservados