04 de Maio de 2012

CAMPEONATO BRASILEIRO DE GATEBALL

Saga vence Hinomoto, na final da categoria prata, e torna-se campeã geral

A 29ª edição do Campeonato Brasileiro de Gateball de Confraternização, realizada nos dias 7 e 8 de abril, reuniu 190 equipes na praça de esportes da ACEMA-Associação Cultural e Esportiva de Maringá, Paraná. Estiveram presentes as representações de 23 regionais distribuídas pelos Estados da Bahia, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.
     O campeonato promovido pela União dos Clubes de Gateball do Brasil em parceria com a Empresa Jornalística São Paulo Shimbun contou com o patrocínio da Fundação Kunito Miyasaka e Hinomoto Shoyu, além da colaboração de diversas entidades.
     Às nove horas do dia 7, teve início a cerimônia de abertura no campo de beisebol, onde foram preparadas quadras de grama, em complementação às quadras do setor de gateball.  Dentre várias autoridades locais que prestigiaram o evento, estavam o vereador Mário Hossokawa, representando o prefeito de Maringá, o deputado federal Luiz Nishimori, o deputado estadual Teruo Kato, o presidente Afonso Shiozaki da ACEMA-Associação Cultural e Esportiva de Maringá.  A União dos Clubes de Gateball do Brasil e o Jornal São Paulo Shimbun foram representados pelo Seizi Oga e Nobuko Kojo, respectivamente.
     O presidente Afonso Shiozaki da ACEMA, como anfitrião, fez a saudação de boas-vindas a atletas e seus acompanhantes, seguidas pelas palavras do presidente Seizi Oga que agradeceu, em nome das entidades promotoras, à Prefeitura de Maringá, à ACEMA e à Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná, assim como a todos que colaboraram. Falaram também o coordenador geral Takeshi Saguti da Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná e várias personalidades políticas. O diretor técnico Teruo Tagomori e o diretor de arbitragem Hatiro Honda fizeram esclarecimentos técnicos e recomendações sobre normas e regras oficiais de gateball.
     Os jogos foram desenvolvidos em duas fases, a preliminar de classificação com quatro jogos por equipe e a de tournament, utilizando no total de 25 quadras.  Os jogadores foram divididos em três categorias, diamante (acima de 72 anos), ouro (acima de 60 anos) e prata (sem restrição de idade). O nível técnico dos jogadores, segundo observadores, foi elevado em todas as categorias. Da mesma forma, a maioria dos jogadores demonstrou manner  (disciplina) satisfatório, sem causar grandes problemas.
     Na fase ?mata-mata? de tournament, as seguintes equipes disputaram a decisão final:  na categoria diamante, Maringá A e Santa Fé do Sul,  na categoria ouro, Guararapes e Recife A e, na categoria prata, Saga A e Hinomoto A. As vencedoras foram, respectivamente, Maringá A (Kunikazu Wakita, Shigueo Shiromoto, Toshio Morimoto, Tsuguio Hamaji e Hitoshi Suzuki),  Guararapes (Yaeko Motomatsu, Kazuyuki Hiuti, Norimitsu Maebashi, Midori Okajima e Oliveira Garcia) e Saga A (Mario T. Maruyama, Luiz Aníbal Moretti, Luis M. Noriyuki, Júlio T. Kamimura e Marcos Kendi Suto).

Equipes classificadas no 29º Campeonato Brasileiro de Gateball

categoria Diamante