03 de Abril de 2012

CAMPEONATO BRASILEIRO DE GB DE IDOSOS

A União dos Clubes de Gateball iniciou sua temporada oficial de gateball deste ano, no dia 18 de março, com a realização do 28º Campeonato Brasileiro de Gateball de Idosos.  Este encontro que acontece todos os anos reuniu, no estádio de gateball do Centro Educacional e Esportivo Prof. Riyuzo Ogawa de Jabaquara, cerca de 550 atletas, todos com a idade acima de 70 anos.
     Numa manhã com tempo bom e agradável, compareceram 104 equipes, sendo 30 da categoria kotobuki (acima de 80 anos), 28 de kame (acima de 75 anos) e 46 de tsuru (acima de 70 anos), procedentes da grande São Paulo, do interior de São Paulo, do Paraná e do Rio Grande do Sul.
     A solenidade de abertura foi iniciada às 8 horas, sob apresentação do vice-presidente Toshinori Takamura, com a declaração de abertura feita pelo vice-presidente Hideharu Kunitake.  Guardou-se um minuto de silêncio em honra à memória dos companheiros falecidos seguido de hasteamento das bandeiras. O presidente Seizi Oga da UCGB fez saudação de boas-vindas aos atletas e agradeceu aos convidados e autoridades que vieram prestigiar o evento.  Fez menção e agradecimento especial aos patrocinadores, Fundação Kunito Miyasaka e Hinomoto Shoyu, pelo constante apoio e incentivo aos gatebolistas brasileiros. Fizeram ainda uso da palavra o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, o deputado estadual Jooji Hato, o vereador Aurélio Nomura e o presidente Kihatiro Kita da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social.  Além dessas autoridades, estiveram presentes o vice-presidente Sadao Onishi da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, Roberto Sekiya, representante da deputada federal Keiko Ota, vice-presidente Yasuo Yamada do Kenren, Takuto Uchiyama, representante da Federação dos Clubes Nipo-Brasileiros de Anciões, e Jorge Miyahara, representante do deputado Junji Abe.
     Durante a cerimônia, foram homenageados 35 atletas acima de 88 anos aos quais foram entregues mimos pelas autoridades presentes.
     Comentários a respeito de arbitragem e manner foram feitos pelo diretor Hatiro Honda, recomendando rigorosa obediência às novas regras, assim como à disciplina dentro e fora do campo.  Esclarecimentos técnicos foram feitos pelo diretor Teruo Tagomori.
     As competições foram desenvolvidas em esquema league, limitado a quatro jogos por equipe, entre as equipes de cada quadra, em 13 rodadas.  No final, as avaliações das equipes foram feitas para classificação, utilizando em primeiro lugar o critério do número de vitórias e saldo de pontos conquistado.
     As equipes campeãs eram constituídas de seguintes jogadores: Real - Teruaki Yassui, Massakazu Yassui,  Kiossi Buno,  Tamae Ishida e Itaro Sakamoto;  Matilde - Nobuo Kunikata,  Minoru Murakami, Kisuke Tanaka, Amélia Teruya e Kazuko Yano;  Fernão Dias -  Hideo Isikawa,  Hiroshi Yoshioka, Emílio Yamaji, Yoriko Yoshioka, Isoko Terada e Antoku Sadoyama.

Equipes classificadas no 28º Campeonato Brasileiro de GB de Idosos

Categoria Kotobuki