Home Notícias Fale Conosco
Notícia
03 de Fevereiro de 2012

MENSAGEM DE ANO NOVO

Estamos iniciando mais uma jornada de trabalho, visando como sempre proporcionar a todos os associados da União dos Clubes de Gateball do Brasil melhores condições para a prática de gateball.
Fazendo uma retrospectiva das atividades desenvolvidas, no ano de 2011, podemos verificar que há coisas que poderiam ter sido melhores, mas por outro lado muitas coisas boas aconteceram. 1) todos os eventos esportivos realizados, no país, foram bem sucedidos com grande número de participantes. 2) nos cursos e seminários sobre regras e arbitragem, a frequência e o interesse demonstrado pelos presentes foram muito além de nossas espectativas. 3) no cenário internacional, o Brasil enviou, em novembro, 42 equipes (total de 240 pessoas) a Buenos Aires-Argentina, para participarem do 14º Campeonato Sul-Americano de Gateball, onde conquistaram dois títulos importantes, o de campeão e de vice na categoria soonen. No Torneio Uchinanchu de GB, também realizado no Uruma-En de Buenos Aires, o Brasil obteve o 1º e o 3º lugares na categoria kooreisha e o 3º lugar na categoria soonen. 4) em eventos sociais, merecem destaque especial o torneio beneficente promovido pelo departamento feminino e a campanha-relâmpago organizada pela diretoria da UCGB para auxiliar vítimas de terremoto e tsunami, ocorridos no norte do Japão. O torneio beneficente permitiu doação de R$18.000,00 a cinco entidades filantrópicas e de assistência social, enquanto R$120.000,00 foram enviados à Cruz Vermelha do Japão com o auxílio da Associação da província de Miyagui no Brasil e do Consulado Geral do Japão em São Paulo. Estes resultados foram conseguidos graças às contribuições de gatebolistas brasileiros, numa demonstração de sensibilidade e de solidariedade.
Como em todos os países da América do Sul, onde se pratica o gateball, o Brasil tem sofrido, nos últimos anos, uma perda significativa de jogadores antigos por velhice ou por outros motivos. Essas perdas não estão sendo compensadas com a entrada de novos elementos. No quadro social da UCGB, houve redução de 491 associados nos últimos cinco anos, isto é quase 100 associados em média por ano. No ano de 2011, entretanto, a redução foi de apenas 19 associados, fato bastante animador na atual situação.
Paralelamente à campanha para trazer novos associados, é importante dedicar esforço para manter o quadro social, mediante incentivo aos que já estão conosco. Isto pode ser feito, elaborando programas interessantes para criar harmonia dentro de cada clube e de cada regional e propiciar maior integração entre os jogadores.
Companheiros, vamos trabalhar unidos na campanha para expansão do quadro social e criar nova imagem de gateball, como verdadeiro esporte que pode ser praticado por jovens e idosos.
Agradecemos aos amigos pelo incentivo, apoio e colaboração e desejamos a todos um feliz e próspero Ano Novo!

Seizi Oga - Presidente da UCGB



« Voltar
 
UCGB - União dos Clubes de Gateball do Brasil | Todos os direitos reservados