Home Notícias Fale Conosco
Notícia
05 de Janeiro de 2012

CAMPEONATO SUL-AMERICANO DE GATEBALL

     A capital Argentina, Buenos Aires, foi a sede do 14º Campeonato Sul-Americano de Gateball, no dia 27 de novembro.
     Sob os auspícios da Federación Sudamericana de Gateball, o evento foi organizado pela Asociación Argentina de Gateball dirigida pelo presidente Muneyoshi Takata, tendo como local o Campo Deportivo Uruma-En do Centro Okinawense en la Argentina, situado a cerca de 40 km da capital. O Brasil participou com 42 equipes,  sendo 20 equipes de kooreisha (acima de 70 anos) e 22 de soonen (até 69 anos),  totalizando, entre atletas e acompanhantes, 241 pessoas.
     No dia 26, houve reunião da diretoria da Federación Sudamericana de Gateball, assim como reunião dos capitães das equipes.  Na reunião da Federación Sudamericana, Seizi Oga do Brasil foi indicado como novo presidente, em substituição ao presidente Toru Hondo.
     À noite,  foi oferecido um jantar de recepção, na sede social da Federación de Asociaciones Nikkei em la Argentina, a todos os atletas e membros da comitiva. Estiveram presentes também autoridades, o Consul Satoshi Uematsu do Japão na Argentina,  presidente Seibun Komesu das Asociaciones Nikkei en la Argentina, diretor-administrativo Yoshihiro Endo da World Gateball Union, acompanhado pelo diretor Takanori Sekiguchi também da WGU, além dos diretores da Federación Sudamericana e representantes dos seis países participantes, Argentina, Brasil, Paraguai, Bolívia, Peru e Uruguai.  Durante animado jantar de confraternização, os organizadores ofereceram aos convidados um belíssimo show  de danças folclóricas de Okinawa e de tango;  teve, em sequência,  apresentações de canções feitas por seis cantores, um cantor de cada país.   A diretora Sadako Oga do Rengô cantou representando o Brasil.      
     Às 8 horas do dia 27, teve início a solenidade de abertura com a presença de diversas autoridades ligadas ao gateball. Teve a saudação do presidente Muneyoshi Takata, seguida pelos discursos do presidente Toru Hondo e do presidente Seibun Komesu. As competições foram iniciadas às 8:45 h entre as 103 equipes, sendo 42 do Brasil, 46 da Argentina, 6 do Paraguai, 3 do Uruguai, 4 do Peru e 2 da Bolívia. A categoria kooreisha era constituida de 51 equipes e a de soonen de 52 equipes.  
     Após a conclusão de quatro jogos de todas as equipes, 22 equipes de cada categoria foram selecionadas para a fase eliminatória de tournament, cujos resultados seguem abaixo.

Classificação

Kooreisha
Campeão - Peru
Vice-campeão - Asahi (Argentina)
3º colocado - Uruma (Argentina)
3º colocado - Burzaco F  (Argentina)

Soonen
Campeão - Brasil 1 (Honda)
Vice-campeão - Brasil 5 (Matsumoto)
3º colocado - Brasil 18 (Obo)
3º colocado - Pirapo (Paraguai)


« Voltar
 
UCGB - União dos Clubes de Gateball do Brasil | Todos os direitos reservados