28 de Setembro de 2011

CAMPEONATOS BRASILEIROS DE GB FEMININO E MASCULINO

Com as 16 quadras do Estádio de gateball do Centro Esportivo Prof. Riyuzo Ogawa totalmente ocupadas, realizaram-se, nos dias 3 e 4 de setembro, a 27ª edição do Campeonato Brasileiro de GB Feminino e a 17ª edição do Campeonato Brasileiro de GB Masculino de gateball. Foi o maior número de inscrições recebidas nos últimos seis anos, no total de 128 equipes.
     Demonstrando grande entusiasmo, jovens e idosos reuniram-se desde cedo no Estádio de Gateball para disputarem mais um título do ano, nas categorias kooreisha (acima de 70 anos) e soonen (livre) de dois eventos desenvolvidos simultaneamente.
     Às oito horas e trinta minutos, teve início a entrada de árbitros e cerca de 700 atletas no campo, passando diante das autoridades para o início dos campeonatos, seguido pelos procedimentos habituais da cerimônia de abertura sob a coordenação do diretor de protocolo do evento, Toshinori Takamura.  Inicialmente, um minuto de silêncio seguido pelo hasteamento das bandeiras ao som do Hino Nacional, devolução das taças transitórias pelos últimos vencedores, discursos, homenagens, recomendações dos diretores técnico e de arbitragem.  O juramento dos atletas foi feito pela representante Mariko Tanno.
     Entre os convidados, estiveram  presentes o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, o deputado estadual Jooji Hato, o presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Kihatiro Kita,  o assessor parlamentar do vereador Aurélio Nomura, Orídio Shimizu,  o vice-presidente Osamu Matsuo da Fundação Kunito Miyasaka, o diretor-presidente Masao Suzuki de São Paulo Shimbun,   o diretor José Carlos Faraj do Centro Esportivo R. Ogawa, o vice-presidente Sadao Onishi da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, o vice-presidente Yasuo Yamada do Kenren,  o vice-presidente Makoto Kosaka do Rookuren e o assessor Yoshio Imaizumi do deputado estadual Hélio Nishimoto.
    O presidente Seizi Oga falou em nome da entidade promotora, a União dos Clubes de Gateball do Brasil, dando boas-vindas aos atletas e agradecendo às autoridades e aos patrocinadores pelo constante apoio e incentivo. A seguir, fizeram uso da palavra o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, o deputado estadual Jooji Hato, o presidente Kihatiro Kita.  Na ocasião, 24 atletas com idade igual ou superior a 87 anos foram homenageados com a entrega de mimos pelas autoridades.
     No primeiro dia, desenvolveram-se 12 rodadas da fase preliminar e, no segundo dia, quatro rodadas ainda da fase preliminar e a fase de tournament (?mata-mata?) com 64 equipes selecionadas para classificação final.
     As equipes campeãs eram constituídas pelos seguintes jogadores:  feminina-kooreisha (Matilde), Nobuko Teruya, Kazuko Yano, Toshiko Yamashita, Fumiko Tamagoshiko e Miyoko Tagomori; feminina-soonen (Nippon), Cristina Arakaki, Celia Matsumoto, Miyoko Yamada, Dirce Yuda, Mitsuko Gushiken e Haruko Sato;  masculina-kooreisha (Fernão Dias), Takeo Sassamae, Hideo Isikawa, Hiroshi Yoshioka, Kosho Hata, Antoku Sadoyama e Emílio Yamaji;  masculina-soonen (Matilde A), Yoshihiko Tanikawa, Hatiro Honda, Tetsuro Kanai, Mutsuo Nakamura e Tadashi Tagomori.    As campeãs gerais foram Matilde (grupo feminino-kooreisha) e Fernão Dias (grupo masculino-kooreisha).

Resultados dos Campeonatos Brasileiros de GB Feminino e Masculino - 2011

GRUPO FEMININO