Home Notícias Fale Conosco
Notícia
09 de Setembro de 2011

CAMPEONATO BRASILEIRO DE GB SEISOONEN

     Com a participação de relativamente pequeno número de atletas, realizou-se, no dia 24 de julho e nas quadras da Associação Cultural da Colonia Tozan-Campinas, o III  Campeonato Brasileiro de Gateball de Seisoonen.
     Esta modalidade de campeonato, iniciada em 2009, preenche a lacuna que havia na programação da União dos Clubes de Gateball do Brasil, pois há mais de duas décadas é realizado o campeonato de idosos com limitação de idade mínima de 70 anos, a par de outras modalidades do tipo campeonato feminino, campeonato masculino e seleção regional. Portanto, no campeonato Seisoonen podem participar somente atletas com idade máxima de 69 anos.
     Divididas em  duas categorias, 10 equipes de seinen com idade livre até 69 anos e 20 de soonen com idade de 61 a 69 anos, disputaram quatro jogos, na fase preliminar.   A fase eliminatória foi disputada, em esquema de tournament, entre 8 equipes de seinen e 15 de soonen. As atividades desenvolvidas nas sete quadras tiveram   a coordenação técnica do diretor Teruo Tagomori e a coordenação de arbitragem do diretor Hatiro Honda, auxiliado pelos árbitros Takeo Sasamae, Seijiro Nagata, Sadako Oga, Toshiko Yamashita, Hideharu Kunitake, Masao Ogura e Hideo Isikawa.
     O evento contou com o patrocínio da Fundação Kunito Miyasaka e Hinomoto Shoyu, além de colaboração especial de amigos e entidades.  Na solenidade de abertura, sob apresentação do diretor Toshinori Takamura, estiveram presentes os diretores da UCGB e da Regional Seihoku e convidados, entre os quais o titular da Secretaria de  Urbanismo de Campinas, Luís Yabiku e presidente da Associação Nipo-Brasileira da Colônia Tozan, Hideya Fukazawa. Como acontece tradicionalmente no mês de julho, comemorou-se, na ocasião, o Dia de Gatebolista.  O presidente Seizi Oga da UCGB, na sua saudação, destacou mais uma vez a importância da obediência às regras e à disciplina (manners) preconizadas pela World Gateball Union, para que o gateball se torne um verdadeiro instrumento de paz e de confraternização.
     As equipes vencedoras foram, na categoria soonen, Itu - campeã,  Carrão Kyoyu A - 2º lugar,  Saga D  e Araraquara -  3º lugar;  na categoria seinen,  Nippon A - campeã,  Ribeirão Preto - 2º lugar,  Caucaia e Indaiatuba - 3º lugar.
     As equipes campeãs eram compostas de seguintes jogadores:  Itu - Shinya Tobimatsu (capitão),  Shinichi Chinen,  Júlia S. Nagata,  Tieko Ogura e Eiko Ozaki;   Nippon A - André Matsumoto,  Gustavo Matsumoto,  Thiago dos S. Banares,  Felipe Y. Yamaguishi e Daniel Y. Kawakami.


« Voltar
 
UCGB - União dos Clubes de Gateball do Brasil | Todos os direitos reservados