Home Notícias Fale Conosco
Notícia
04 de Julho de 2011

TORNEIO BRASILEIRO DE GATEBALL PARA ÁRBITROS

     A União dos Clubes de Gateball do Brasil promove, uma vez ao ano, um encontro dos portadores do título de árbitro oficial de gateball para realizar competições e, ao mesmo tempo, orientar os jogadores com vista a seu aprimoramento técnico em arbitragem e em manner (disciplina).
     Neste ano, a 10ª edição do Torneio Brasileiro de GB dos árbitros teve lugar no estádio de gateball da UCGB, no dia 5 de junho, com a participação de 248 pessoas.
     Sob a coordenação do diretor de arbitragem Hatiro Honda e auxiliado pelos árbitros de 1º grau,  Seijiro Nagata, Kazushi Sugahara, Hideharu Kunitake, Seizi Oga, Oswaldo Tamagawa, Hiroko Honda, Mitsuo Kannami e Hiromi Kamakura, o encontro teve início com a saudação do presidente Seizi Oga e orientações técnicas dos diretores Hatiro Honda e Teruo Tagomori.  Foi enfatizada, pelo presidente e pelo diretor de arbitragem, a importância deste encontro que visa sobretudo elevar o nível das competições, mediante aplicação correta de regras e normas de conduta dos árbitros e jogadores.  E, nesse sentido, foi bastante oportuno o encontro para divulgar as alterações de regras ocorridas recentemente.  
     Os orientadores procuraram, na medida do possível, corrigir os erros cometidos pelos árbitros no campo do tipo:  gesture incorreto, fazer a chamada do jogador andando, falta de renkei (posicionamento coordenado entre os árbitros principal e auxiliar),  desconhecimento de regras na tomada de medidas com relação às bolas após a ocorrência de falta (hansoku), dificuldade de realizar cerimônia do início de jogo para confirmação dos jogadores e inspeção de instrumentos e uniformes.
     Fez-se, no dia, o lançamento do novo livro de regras  intitulado ?Regras oficiais de gateball e Guia para árbitros?,  escrito em português, cujo texto original em japonês foi elaborado, em março de 2011, sob os auspícios da World Gateball Union.
     Nas competições, as equipes, no total de 50, foram formadas por sorteio, exceto os capitães que foram indicados pela comissão organizadora. Após a conclusão de 4 jogos de todas as equipes, foi feita a avaliação para classificação.  As primeiras três classificadas foram:  Campeã ? Hiromi Ishikawa (capitão), Takeshi Saguti, Takeo Sekioka,  Massahiko Watanabe e Seisin Nakazone;  Vice-campeã ? Kango Yamashita (capitão), Satiko Horita, Kisato Imamura, Fumiko Yoshioka e Miyoko Tagomori;  3ª calocada ? Takashi Egashira (capitão),  Regina Yokoo,  Namio Okada, Mario Toyota e Ansei Arashiro.  As demais equipes classificadas tiveram como capitães:   Joaquim Yoneyama ? 4ª colocada,  Jorge Kaku ? 5ª colocada,  Kazunori Tominaga ? 6ª colocada,  Thissato Yamaji ? 7ª colocada,  Teruaki Yassui ? 8ª colocada,   Toru Hondo ? 9ª colocada  e Júlio Kamimura ? 10ª colocada.


« Voltar
 
UCGB - União dos Clubes de Gateball do Brasil | Todos os direitos reservados