Home Notícias Fale Conosco
Notícia
30 de Abril de 2011

CAMPEONATO BRASILEIRO DE GATEBALL

Saga, Lins e Nippon são campeões nas três categorias

    O 28º Campeonato Brasileiro de Gateball foi realizado, nos dias 9 e 10 de abril, no Centro Poliesportivo Taiyo de Caldas Novas, Goiás, pela União dos Clubes de Gateball do Brasil (UCGB) em parceria com Jornal São Paulo Shimbun. A regional Brasil Central da UCGB, sob a presidência de João Saito Neto, e Taiyo Thermas Hotel tiveram grande participação na organização deste megaevento, cuidando da parte de infraestrutura, desde a preparação de quadras, organização de locais para hospedagem de jogadores e acompanhantes até fornecimento de refeições para cerca de 800 pessoas, durante os dias de jogos.

    Participaram as representações do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Goiás e Pará, no total de 126 equipes, sendo 51 da categoria diamante, 50 de ouro e 25 de prata.

    Na noite de sexta-feira, durante o jantar especial oferecido pela administração do Taiyo Hotel, foi feita homenagem ao ex-presidente Toru Hondo e sua senhora Yukie Hondo e ao atual presidente Seizi Oga e sua senhora Sadako Oga da UCGB, com a entrega de troféus e mimos.

    Às 8:30 h do dia 9, teve início o desfile dos árbitros e atletas, seguido de solenidade de abertura, às 9 h, sob apresentação do vice-presidente da UCGB, Toshinori Takamura. Compareceram na solenidade, diretores das entidades promotoras, membros das comissões e autoridades, entre estas o vice-prefeito de Caldas Novas, Otaviano da Cruz, diretores do Taiyo Thermas Hotel, Mário Kato e João Saito Neto. A declaração de abertura foi feita pelo vice-presidente Zensho Yamamoto, seguida de um minuto de silêncio em honra à memória das vítimas do terremoto e tsunami do Japão e de companheiros falecidos.

    O presidente Seizi Oga da União fez saudação aos presentes, enaltecendo a importância deste campeonato que tem como uma das características sua realização, dentro das possibilidades, cada ano em cidade diferente, para confraternização de gatebolistas brasileiros. Disse também que a escolha de Caldas Novas como sede deste encontro foi feita para colaborar com a cidade na celebração do seu centenário. Fizeram uso da palavra ainda o vice-prefeito Otaviano da Cruz e o diretor presidente do Jornal São Paulo Shimbun, Masao Suzuki. Durante a cerimônia, 32 atletas acima de 85 anos foram homenageados com a entrega de mimos oferecidos pelo Taiyo Thermas Hotel.

    Após recomendações técnicas feitas pelos diretores Hatiro Honda e Teruo Tagomori, seguidas de juramento dos atletas feito, com bastante vigor, pelo representante Daniel Kawakami, os jogos foram iniciados utilizando 21 quadras simultaneamente. As quadras de grama natural foram preparadas especialmente para o campeonato. As instalações complementares, tais como espaços para refeições, acomodações de atletas sob tendas, toiletes, locais de trabalho para as comissões, foram construídas cuidadosamente pela direção do Taiyo Thermas Hotel. A Comissão Organizadora contou com o importante auxílio de um grupo de apoio formado por numerosos e alegres jovens de Caldas Novas e de Brasília.

    No primeiro dia do campeonato, foi realizada a fase preliminar e classificatória e, no segundo dia, a fase eliminatória em esquema de tournament. Na fase preliminar, todas as equipes realizaram quatro jogos e foram escolhidas três equipes de cada quadra para disputarem na fase eliminatória.


Resultados do 28º Campeonato Brasileiro de GB
------------------------------------------------------------------------------------------
            Diamante (> 72 anos)    Ouro (> 60 anos)       Prata (sem restrição de idade)
Campeão     Saga (São Paulo)        Lins (SP)              Nippon A (Arujá/SP)
2º lugar    Tozan A (Campinas)      P. Barreto (SP)        Nippon B (Arujá/SP)
3º lugar    Piedade (SP)            Caucaia (SP)           Goiânia (GO)
4º lugar    Uruma (ABC/SP)          Tozan A (Campinas)     Hinomoto A (Sorocaba/SP)
------------------------------------------------------------------------------------------

    As equipes campeãs eram compostas de seguintes jogadores: Saga ? Hiromi Ishikawa, Toshiko Sato, Seizi Oga, Tokuji Ono, Masao Tanaka e Chioko Ishikawa; Lins ? Armando Nakamura, Mitiko Nakamura, Mitsuru Kaihatsu, Yoshinori Fukagawa e Minoru Tanaka; Nippon A ? Gustavo Matsumoto, André Matumoto, Daniel Y. Kawakami, Thiago dos S. Banares e Felipe Y. Yamaguishi.

Prêmio Paulista de Esportes

    Em sessão solene, no dia 29 de março, realizou-se a 55ª edição do Prêmio Paulista de Esportes, do Nikkey Shimbun e Jornal Nippak, para homenagear 18 pessoas, dirigentes e atletas de diversas modalidades esportivas, por indicações feitas pelas respectivas entidades às quais são filiadas. O evento aconteceu no anfiteatro do SESC Vila Mariana, sito à Rua Pelotas, 141, com a presença de numerosos convidados e autoridades.

    A União dos Clubes de Gateball do Brasil indicou a veterana Yukie Hondo que, além de ser atleta, vem de longa data colaborando com a direção e orientação de jovens gatebolistas principalmente na parte de arbitragem. Ela é graduada pela Faculdade de Administração de Empresa, do Instituto de Ensino Superior Senador Flaquer de Santo André, em 1985, e portadora do certificado de aprovação no exame de língua japonesa, 1 kyuu, concedido pela Association of International Education, Japan. Exerceu várias funções junto às Associações da comunidade nipo-brasileira, entre as quais diretora do departamento feminino da Associação Cultural de Mizuho, vice-diretora do departamento de arbitragem da União dos Clubes de Gateball do Brasil. No gateball, a homenageada é portadora do título de árbitro oficial, 1º grau (1 kyuu), desde 1992.

    Os homenageados receberam cumprimentos de familiares e amigos durante animado coquetel oferecido pela entidade promotora.

Copa Sadamu Dan

    A convite da Associação Cultural Agrícola de Itapeti, a equipe do Rengô, formada por diretores Seizi Oga, Yasuyuki Kuroba, Yocio Mizuno, Marcia Kuroba e Sadako Oga, participou, no dia 27 de março, da 10ª Copa Sadamu Dan, realizada nas quadras daquela Associação. Na cerimônia de abertura, fizeram uso da palavra o presidente da Associação Hideo Kasuya, o presidente da Regional Central Kazuhiro Furuya e o presidente da UCGB Seizi Oga.

    Após nove rodadas de jogos realizadas entre 24 equipes participantes, oito foram classificadas para o tournament. As melhores classificadas foram: Campeã-Biritiba Mirim, 2º lugar-Itapeti 1 e 3º lugar-São José dos Campos 1 e Nippon Country.


Esclarecimento a respeito da inclusão de jogadores de outros clubes

    Conforme foi anunciado anteriormente, a diretoria da UCGB aprovou a inclusão de jogadores emprestados de outros clubes da mesma regional, na formação de equipes para as competições oficiais.

    O importante, nesse procedimento, é a manutenção da identidade da equipe de cada clube que deve ter no mínimo três jogadores, podendo ser complementada com jogadores de outros clubes da mesma regional.


« Voltar
 
UCGB - União dos Clubes de Gateball do Brasil | Todos os direitos reservados