Home Notícias Fale Conosco
Notícia
03 de Novembro de 2010

X CAMPEONATO MUNDIAL DE GATEBALL DE XANGAI

China demonstra liderança técnica no mundial de 2010

     Sem qualquer sombra de dúvida, as equipes chinesas de gateball revelaram no último campeonato mundial ocorrido, nos dias 18 e 19 de setembro, na cidade de Xangai, grande superioridade técnica em relação às equipes de outros países, inclusive as do Japão que sempre ocuparam lugar de destaque nas grandes competições. Um dos fatores que favoreceram a China foi a seleção prévia das equipes, cujos componentes eram, na sua maioria, jovens de 20 a 50 anos.
     Do total de 92 equipes que disputaram o título de campeão mundial de 2010 no evento que acontece a cada quatro anos, as maiores representações foram da China com 16, Japão com 15, Brasil também com 15 e China Taipei 11.  Os demais países inscritos foram Austrália (5), Coreia (9), Hong Kong (5), Macau (5), Paraguai (2), Filipinas (2), Rússia (1), Indonésia (2) e Estados Unidos da América (4).
     Do Brasil, além dos jogadores de 15 equipes, viajaram também seus acompanhantes e amigos para China, constituindo-se numa comitiva com mais de 100 pessoas.
     Precedendo ao dia do campeonato, no dia 17, houve várias reuniões técnicas com os representantes de cada país, entre outras para tratar de assuntos sobre regras, arbitragem e orientação aos técnicos e capitães.  Às 16:30 h, fizeram solenidade de abertura e inauguração do China Gateball Museum, situado no Goodong Town Gateball Park com a participação de todos e, à noite, um jantar de recepção no Crowne Plaza Shanghai Pudong, do qual tomaram parte os organizadores, representantes dos países, juízes, além de  técnicos e capitães de equipes participantes.
     As competições das fases preliminar e eliminatória foram realizadas nos dias 18 e 19, passando da primeira para a segunda fase 23 equipes melhor classificadas. Apenas uma equipe brasileira, comandada por Armando Heihati Nakamura, conseguiu alcançar a segunda fase, após duas vitórias na premilinar, mas foi eliminada na primeira rodada do tournament.  
     As vencedoras foram: Fujian (China)-campeã,  Yunnan Liming (China)-segunda colocada e Zhengzhou Yongtong (China) e Zhenger Primary School (China), ambas como terceira colocada, pois não houve decisão entre a terceira e a quarta colocadas.
     Terminados o campeonato mundial e passeios pelas cidades de Xangai e Beijin, alguns retornaram ao Brasil via Europa, enquanto um grupo de 90 jogadores e acompanhantes seguiu, no dia 24 de setembro, para Tóquio e dali para Memuro, da província de Hokkaido, que é uma pequena cidade onde, em 1947, surgiu o gateball. Por isso, Memuro é conhecido como cidade-berço de gateball.  Os brasileiros foram recebidos festivamente pelo prefeito Yoshinori Miyanishi e dirigentes de gateball da cidade, realizando-se no dia 25 um magnífico jantar de confraternização e, no dia 26, um Torneio de gateball de amizade Brasil-Memuro, do qual participaram 16 equipes do Brasil, 8 de Memuro e 8 de outras localidades de Hokkaido.
     A excelente atuação dos jovens de Goiânia, Marco Toguchi, Luciano Watanabe, Rodrigo Shimada e Eric Tomo, valeu-lhes a conquista do título de campeão do torneio. Outra equipe brasileira classificada, em quarto lugar,  foi a Brasil-1 liderada pelo Toru Hondo.  A segunda e a terceira colocadas foram as equipes de Obihiro Taihou e Tokachi Wainzu B, respectivamente.


« Voltar
 
UCGB - União dos Clubes de Gateball do Brasil | Todos os direitos reservados