27 de Setembro de 2010

CAMPEONATOS BRASILEIROS DE GB FEMININO E MASCULINO

O 26º Campeonato Brasileiro de Gateball Feminino e o 16º Campeonato Brasileiro de Gateball Masculino foram realizados nos dias 4 e 5 de setembro, no Estádio de Gateball do Centro Educacional e Esportivo Prof. Riyuzo Ogawa. Estes dois campeonatos, promovidos todos os anos pela União dos Clubes de Gateball do Brasil, constituem modalidades especiais de competição, sob o ponto de vista técnico, onde as equipes participantes são mais uniformes e com a separação de homens e mulheres.
No dia 4, houve a fase preliminar para seleção de 3 ou 4 equipes de cada quadra, terminando na manhã do dia 5, e em seguida a fase final para classificação das melhores equipes, em esquema de tournament. Participaram, no total, 49 equipes femininas e 68 equipes masculinas. Ambos os grupos foram divididos em kooreisha (acima de 70 anos) e soonen (livre). Assim, o grupo feminino era formado por 21 equipes de kooreisha e 28 de soonen, enquanto o grupo masculino era formado por 40 equipes de kooreisha e 28 de soonen.
A cerimônia de abertura teve início às 8 horas e 30 minutos, logo após o desfile do elenco de árbitros oficiais e dos atletas, diante dos membros da diretoria da UCGB e autoridades convidadas, entre as quais estavam o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, os vereadores Jooji Hato de São Paulo e Hiroyuki Minami de São Bernardo do Campo, Kihatiro Kita, presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Masao Suzuki, diretor presidente da Empresa Jornalística São Paulo Shimbun, Osamu Matsuo, representante da Fundação Kunito Miyasaka, João Luiz Martins, representante do Clube Escola Vila Guarani, e Massah Fujimoto, representante do deputado federal Walter Ihoshi.
Após a declaração de abertura feita pelo diretor de divulgação Toshinori Takamura e um minuto de silêncio, teve a saudação do presidente Toru Hondo e as mensagens de seus convidados.
Na ocasião, 27 atletas com idade igual ou superior a 86 anos foram homenageados, recebendo mimo das mãos das autoridades presentes. Foram eles, Arumi Tiba (Paulista), Naomi Ogassawara (Butantã), Seiitsu Imagawa (Ibirapuera), Hideo Takano (Saúde), Nagamitsu Nishiyama (Saga), Shiguehisa Matsuno (Butantã), Shigueo Takayama (Matilde), Taketo Haneda (Ibirapuera), Hidezo Sendai (Saga), Massakatsu Kaneko (Matilde), Rosa Hayashida (Saga), Tadasu Tabata (Matilde), Toshio Nishiwaki (Deigo), Atsuko Yoshikawa (Paulista), Kiyo Shiguemiti (Paulista), Sukemassa Ito (Butantã), Tetsu Kanashiro (Uruma), Tokuji Kondo (Ibirapuera), Ae Komukai (Saga), Aki Okino (R. Preto), Júlio Okubo (Ibirapuera), Midori Okubo (Itaim Paulista), Motoo Teraoka (S.José dos Campos), Satio Fukuhara (Saga), Sogo Matsuura (Ibirapuera), Toshiko Kanashiro (Uruma) e Yuko Kossaka (Real).
As equipes campeãs do grupo feminino foram, no kooreisha, Saga A com Keiko Kinjo, Dirce Hirata, Nakako Mikado, Miura T. Kuroba, Mariko Tanno e Kimiko Takano e, no soonen, Caucaia com Daniela Hagio, Hatsumi Hagio, Miriam M. Hagio, Sizuko Chikami, Marcia Shimada e Toshie Tanaka. No grupo masculino, as campeãs foram, no kooreisha, Saga A com Nicolau Hirata, Tokuji Ono, Takachi Koto, Ioshihiro Mikado e Mario Nishimura e, no soonen, Caucaia com Mauro A. Hagio, Celio S. Hagio, Sandro E. Hagio, Nelson Tanaka e Rafael Koga. As campeãs gerais foram, no masculino, a equipe de Caucaia (soonen) e, no feminino, a equipe de Saga A (kooreisha).

Resultado dos Campeonatos Brasileiros de GB Feminino e Masculino de 2010
Grupo Feminino