Home Notícias Fale Conosco
Notícia
29 de Julho de 2010

CAMPEONATO BRASILEIRO SEISOONEN EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

     O Campeonato Brasileiro de Gateball Seisoonen foi iniciado em 2009 para incentivar os jovens atletas, limitando a idade máxima para 69 anos, uma vez que o Campeonato Brasileiro de Idosos reune os atletas com idade acima de 70 anos.
     O 2º Campeonato Brasileiro de GB Seisoonen foi realizado, no dia 25 de julho, na cidade de São José do Rio Preto, com a colaboração da ACENB-Associação Cultural, Esportiva Nipo-Brasileira de S.J. do Rio Preto e apoio da Regional Alta Araraquara de Gateball.
     Os diretores da União dos Clubes de Gateball do Brasil, juntamente com os atletas da Capital/SP, partiram de São Paulo às 9 horas do dia 24, sábado, em ônibus fretado, e chegaram em Rio Preto por volta de 17 horas.
     Às oito horas do dia 25, domingo, teve início a solenidade de abertura com a declaração de abertura feita pelo diretor de árbitros da Regional Alta Araraquara de Gateball, Massashi Tabuti.  Foi feito um minuto de silêncio, seguido de hasteamento das bandeiras e saudações das autoridades presentes, presidente Toru Hondo da UCGB, prefeito municipal de São José do Rio Preto, Valdomiro Lopes da Silva Jr, vereador  Nelson Ono e presidente Hatsumi Sakakibara da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira (ACENB).  Observações técnicas foram feitas pelos diretores, Hatiro Honda do departamento de arbitragem e Teruo Tagomori do departamento técnico e o juramento dos atletas pela  sua representante Tomoko Nakajima da equipe Saga.  
     O número de equipes participantes foi surpreendentemente pequeno em relação ao do ano anterior, apenas 6 de soonen (de 61 a 70 anos) e 18 de seinen (até 70 anos).
     As competições foram desenvolvidas em duas etapas, a preliminar (classificatória) em nove rodadas e o tournament (eliminatória) entre as 16 melhores equipes   A disputa pelo título no final do tournament, na categoria soonen, foi entre Jales e Lins, e, na categoria seinen, entre Guaimbê e Goiânia A. As vencedoras foram, respectivamente, as equipes de Jales e de Goiânia A.  As demais classificadas foram, na categoria soonen, as equipes de Goiânia A e Araraquara, ambas em terceiro lugar, enquanto na categoria seinen, as equipes de Araguari e Ribeirão Preto, também em terceiro lugar, pois não houve decisão entre o terceiro e o quarto lugares.
     Sob rigoroso controle dos diretores técnicos e  de arbitragem, que contaram com a importante colaboração dos membros da diretoria da ACENB, o campeonato transcorreu em clima de harmonia e disciplina, principalmente nos jogos finais em que os jovens atletas souberam demonstrar  bom comportamento e alto nível técnico.


« Voltar
 
UCGB - União dos Clubes de Gateball do Brasil | Todos os direitos reservados