29 de Julho de 2010

CAMPEONATO BRASILEIRO DE SELEÇÃO REGIONAL DE GATEBALL

Jovens atletas do Nippon Country Club conquistam, mais  uma vez, o título de campeão brasileiro

Com o número relativamente reduzido de jogadores, comparado com o dos anos anteriores, realizou-se, nos dias 3 e 4 de julho, a 16ª edição do Campeonato Brasileiro de Seleção Regional de GB.  Este é um dos campeonatos que envolvem a conquista do título de melhor equipe do ano, nas categorias de jovens e idosos, promovidos pela UCGB.
     Já por volta de 7 horas da manhã de sábado, centenas de jogadores e seus acompanhantes ocupavam o campo e as arquibancadas do Estádio de GB do Centro Educacional e Esportivo Prof. Riyuzo Ogawa, de Vila Guarani, São Paulo, oferecendo um ambiente alegre com seus uniformes multicoloridos, em harmonia com a beleza natural das flores de cerejeiras.   Às 8:15 horas, teve início a cerimônia de abertura com a entrada no campo do grupo de árbitros e das representações regionais, no total de 120 equipes, 64 de kooreisha (acima de 70 anos) e 56 de soonen (sem restrição de idade). A cerimônia foi conduzida pelo vice-presidente Seizi Oga, tendo inicialmente a apresentação das autoridades presentes, seguida da declaração de abertura feita pelo vice-presidente Nicolau Hirata, um minuto de silêncio em honra à memória de companheiros falecidos, execução do Hino Nacional e a saudação do presidente Toru Hondo. Fizeram também uso da palavra o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, o vereador de São Paulo, Jooji Hato, o representante do titular Valter Antonio da Rocha da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura de São Paulo, Olívio Sawasato, e o representante da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Victor Kobayashi. Prestigiaram com a sua presença os convidados Keizo Uehara, superintendente geral da Fundação Kunito Miyasaka,  Sadao Onishi, vice-presidente da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, Masao Suzuki, presidente executivo de São Paulo Shimbun,  Yasuo Yamada, vice-presidente do Kenren, Shinji Yonamine, assessor do deputado federal William Woo,  Paulo Ogata, representante do vereador Ushitaro  Kamia, José Carlos Abi Faraj, diretor do Centro Esportivo, e Massah Fujimoto, supervisor da SEME-Secretaria Municipal de Esporte.   Houve devolução das taças transitórias, recomendações do diretor de arbitragem Hatiro Honda e do diretor técnico Teruo Tagomori  e juramento dos atletas feito pelo seu representante André Matsumoto do Nippon Country Club.
     Na ocasião, 27 atletas com idade acima de 86 anos foram homenageados, com a entrega de mimos feita pelo presidente da UCGB e autoridades convidadas. A cerimônia foi encerrada com a tradicional tacada inicial dos convidados.
     No dia 3, 12 rodadas de jogos da fase preliminar (classificatória)  foram realizadas, utilizando 16 quadras e, no dia 4, mais quatro rodadas da fase preliminar.  Por volta de 13 horas,  iniciou-se a fase eliminatória, tournament, com a participação de 32 equipes de cada categoria.
     A disputa pelo primeiro lugar, na categoria kooreisha, foi entre Uruma e Saga A e, na categoria soonen, entre Nippon A e Saga D.
     As equipes melhor classificadas foram:  na categoria kooreisha, Uruma-campeã,  Saga A-segundo lugar,  Bragança e Paulista, ambos em terceiro lugar, pois não teve a decisão entre o terceiro e o quarto lugares;   na categoria soonen, Nippon A-campeã,  Saga D-segundo lugar e São José A e Carrão Kyoyu C, ambos em terceiro lugar.   Os jogadores de Uruma foram Yasumori Arashiro, Shigueru Kina, Seishin Nakasone,  Shigueru Ishikawa e Seikin Iramina, enquanto os do Nippon A foram Alexandre Arakaki,  André Matsumoto,  Gustavo Matsumoto, Thiago dos S. Banares e Daniel Kawakami.  Na avaliação geral das duas categorias, a equipe de Nippon A sagrou-se campeã de 2010.
     As competições terminaram, com sucesso, pouco antes das 16 horas, com o anúncio dos resultados e a entrega de prêmios. Houve apenas duas ausências, as equipes de Arujá e de Curitiba.  Um fato que chamou atenção foi a equipe de Guaraçai da regional Noroeste composta de cinco atletas jovens e não nikkeis como é habitual. Segundo comentários de alguns observadores, o grupo demonstrou disciplina (manner) e grande potencial técnico.