Home Notícias Fale Conosco
Notícia
30 de Junho de 2010

CAMPEONATO BRASILEIRO DE GB PARA ÁRBITROS

     A 9ª edição do Campeonato Brasileiro de Gateball para árbitros promovida pela UCGB, no dia 6 de junho, reuniu 150 juízes graduados de três categorias, ikkyu, nikyu e sankyu.  Como foi enfatizado pelo presidente Toru Hondo, na cerimônia de abertura, este encontro visa, mais do que uma competição propriamente, o treinamento e o aperfeiçoamento do pessoal em arbitragem, sob orientação dos juízes mais graduados. Portanto, é uma extensão do curso de arbitragem, com enfoque prático com relação ao procedimento da cerimônia do início de cada partida e renkei, ou seja atuação coordenada entre os juízes principal, auxiliar e anotador no campo.
     Particularmente, o renkei que diz respeito ao posicionamento dos juízes dentro da quadra é de extrema importância, pois a sua obediência torna o trabalho da equipe de arbitragem mais eficiente e menos cansativo.
     As 30 equipes constituídas por sorteio disputaram quatro partidas cada, utilizando seis quadras, estando em cada quadra um coordenador responsável. A coordenação técnica dos jogos coube ao diretor Teruo Tagomori e a coordenação geral de arbitragem ao diretor Hatiro Honda, auxiliado pelos árbitros Kazushi Sugahara, Seijiro Nagata e Seizi Oga. Nos intervalos entre as partidas e no final das cerimônias, houve comentários dos orientadores sobre a eficiência e erros cometidos pelos juízes.
     As equipes melhor classificadas foram de: Júlio Kamimura ? campeã, Mario Maruyama ? vice  campeã, Hiroko Honda - 3ª colocada,  Mitsuru Minami - 4ª colocada, Hiromi Ishikawa ? 5ª colocada, Aya Fugisava ? 6ª colocada,  Massami Onici ? 7ª colocada, Hideharu Kunitake ? 8ª colocada, Toru Hondo ? 9ª colocada e Itsuo Fujita ? 10ª colocada.  Os atletas participantes da equipe campeã foram: Júlio Kamimura (capitão),  Hideo Takano, Yoshiharu Haraguti,  Haruko Sendai e Tomoko Nakajima.


« Voltar
 
UCGB - União dos Clubes de Gateball do Brasil | Todos os direitos reservados