30 de Junho de 2010

ROOKUREN FUREAI TAIKAI

A Federação dos Clubes Nipo-Brasileiros de Anciões (Rookuren) realizou, no dia 22 de maio, a 25ª edição do Rookuren Fureai Taikai de gateball (Torneio) no Estádio de Gateball do Centro Educacional e Esportivo Prof. Riyuzo Ogawa.  Como nos anos anteriores, a organização técnica coube à equipe da União dos Clubes de Gateball do Brasil coordenada pelo diretor Teruo Tagomori.
     O número de equipes concorrentes é sempre reduzido neste torneio, visto que a participação é limitada àqueles que são filiados à Federação, através de várias associações e clubes de idosos.  Estiveram presentes 34 equipes, 17 de kotobuki (acima de 80 anos), 11 de kame (acima de 70 anos) e 6 de tsuru (acima de 55 anos).
     Na solenidade de abertura, o vice-presidente da Federação, Makoto Kosaka fez saudação dando boas-vindas a todos e agradeceu em especial à União pela sessão do Estádio e organização do torneio.  Em seguida, falou o presidente Toru Hondo da União, enaltecendo a importância desse evento que permite alegre reencontro de amigos por meio de gateball.   Recomendações técnicas e de arbitragem foram feitas, respectivamente, pelos diretores Teruo Tagomori e Hatiro Honda. E, por fim, o juramento foi feito pelo atleta Yoshiharu Haraguchi, da equipe de Aozorakai, vencedora da categoria Tsuru, em 2009. Estiveram presentes para prestigiar o evento o superintendente do Banco Real-Santander Oridio Shimizu e o ex-deputado Hatiro Shimomoto.
     As equipes vencedoras foram: na categoria kotobuki, campeã-Koyokai, 2º lugar-Sakura B, 3º lugar-Indaiatuba,  4º lugar-Sakura C,  5º lugar-Jundiaí A e 6º lugar-Sakura A;  na categoria kame, campeã-Sakura A,  2º lugar-Mizuho B e 3º lugar-Vila Sônia; e na categoria tsuru,  campeã-Aozorakai,  2º lugar-Itapeti e 3º lugar-Santo André.
     O torneio desenvolvido em 12 rodadas correu sem nenhum incidente e num ambiente harmônico e de confraternização.