06 de Maio de 2010

CAMPEONATO BRASILEIRO DE GB DE CONFRATERNIZAÇÃO

O 27º Campeonato Brasileiro de Gateball de Confraternização, promovido anualmente pela União dos Clubes de Gateball do Brasil (Rengô), em parceria com o São Paulo Shimbun, aconteceu nos dias 17 e 18 de abril, no Estádio de GB do Centro Educacional e Esportivo Prof. Riyuzo Ogawa, de Jabaquara, São Paulo. Uma das características deste campeonato é sua realização, cada ano, em cidade diferente, a fim de oferecer comodidade aos que moram distante de São Paulo, assim como para dar oportunidade aos atletas de conhecerem locais diferentes.
     Na manhã de sábado, mais de 900 atletas de todo o Brasil, integrantes das 170 equipes inscritas,  66 da categoria diamante,  76 de ouro e 28 de prata, reuniram-se no Estádio de Gateball do Centro Educacional e Esportivo Prof. Riyuzo Ogawa,  para esta festa de confraternização que constitui o maior evento gatebolístico do ano. As equipes procedentes de locais mais distantes foram de Recife, PE, e São Leopoldo, RS.
     Exatamente às 8:30 h, os atletas e o grupo de árbitros especialmente indicados adentraram o campo de gateball, perfilando-se a seguir diante das autoridades e convidados para o início da cerimônia de abertura.  A cerimônia de abertura conduzida pelo vice-presidente Seizi Oga teve, como de praxe, hasteamento das bandeiras, declaração de abertura feita pelo vice-presidente Nicolau Hirata, seguidos de saudação do presidente Toru Hondo que enalteceu a importância deste campeonato para unir os atletas de todas as regionais. Fizeram uso da palavra também o Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Kazuaki Obe, deputados federais Arnaldo Faria de Sá e Walter Ihoshi, vereador Jooji  Hato, diretor presidente da Empresa Jornalística São Paulo Shimbun, Masao Suzuki, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Tomio Katsuragawa. Trinta e nove atletas participantes com idade acima de 86 anos foram homenageados na ocasião.
     O diretor de arbitragem, Hatiro Hondo, alertou sobre a necessidade de seguir com seriedade as regras  e as normas de conduta de gateball para que as competições possam ser desenvolvidas harmonicamente sem incidentes.  Esclarecimentos a respeito do esquema de jogos foram feitos pelo diretor técnico Teruo Tagomori. Diferente dos anos anteriores, todas as equipes realizaram quatro jogos, na fase preliminar de classificação. Nas categorias diamante e ouro, apenas duas equipes de cada quadra e, na categoria prata, quatro equipes  por quadra subiram para a fase de tournament (eliminatória).
     A fase preliminar foi iniciada no sábado e encerrada no domingo de manhã, utilizando 16 quadras simultaneamente. O tournament foi iniciado por volta de 12:30 h com a participação de 38 equipes e os resultados foram conforme a tabela abaixo.
     O campeonato contou com o apoio e auxílio da Fundação Kunito Miyasaka, Shoyu Hinomoto,  Banco Real e Grupo Santander Brasil, Taiyo Thermas Hotel, Honda, Satsumaya, Panco, Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, Ikesaki Cosméticos, Kubo Shokai, além de muitos outros contribuintes.
     Equipes classificadas no 27º Campeonato Brasileiro de GB de Confraternização: categoria Diamante (acima de 72 anos) - São Leopoldo (RS), campeã; Saga B (SP), vice-campeã e Fernão Dias A (SP) e Pilar do Sul B (SP), 3º lugar; categoria Ouro (acima de 60 anos) - Tozan A (SP), campeã; Curitiba (PR), vice-campeã e Hinomoto E (SP) e Hinomoto C (SP), 3º lugar e categoria Prata (sem restrição de idade) - Nippon A (SP), campeã; Saga (B), vice-campeã e Caucaia B (SP) e Nazaré (SP), 3º lugar.
     Os integrantes das equipes campeãs foram: S. Leopoldo ? Tsutomu Ishibashi (75), Kazuhiro Okubo (74), Tadao Funai (72), Shinoko Shimozono (75), Chigusa Tanaka (76) e Teruko Terada (81);  Tozan A ? Sadatsugu Yamaguchi (62), Massaco Yamaguchi (62), Hiroshi Sakoda (66), Muneo Sakoda (62) e Toshihiko Sakaue (63);  e Nippon A ? Alexandre Arakaki (34), André Matsumoto (22), Gustavo Matsumoto (23), Thiago dos S. Banares (26) e Daniel Kawakami (29).