Home Notícias Fale Conosco
Notícia
06 de Maio de 2010

CURSO DE ARBITRAGEM

     Depois de muitos dias consecutivos de chuva, o domingo, dia 11 de abril, amanheceu com céu lindo e frio, ideal para o exercício no estádio de gateball, onde se reuniram 112 pessoas para assistir ao primeiro curso de arbitragem do ano, ministrado pelo diretor Hatiro Honda.
     Sob apresentação de Seijiro Nagata, diretor de orientação, o curso teve início, às 8 horas, com a saudação do presidente Toru Hondo e, logo a seguir, as explicações teóricas de pontos mais polêmicos de arbitragem feitas pelo Honda. Abordagem especial foi feita com relação ao preenchimento correto de súmulas e à interpretação da Norma Convencional relativa ao procedimento de spark de takyuu adversário para lançá-lo para fora da quadra.
     Os participantes receberam treinamento prático, utilizando cinco quadras, tendo em cada quadra três instrutores. A orientação dada pelos instrutores foi principalmente com relação à cerimônia do início de uma partida e ao posicionamento coordenado (renkei) dos juízes (A e B) dentro da quadra.


« Voltar
 
UCGB - União dos Clubes de Gateball do Brasil | Todos os direitos reservados