27 de Março de 2010

Campeonato Brasileiro de GB de Idosos

A equipe da Associação Ibirapuera de Gateball conquistou a primeira colocação, no cômputo geral de vitórias e de pontuação, no 26º Campeonato Brasileiro de GB de Idosos, realizado no dia 14 de março no Estádio de GB do Centro Educacional e Esportivo Prof. Riyuzo Ogawa de Jabaquara, São Paulo.
     O evento destinado aos atletas com idade acima de 70 anos reuniu mais de 500 pessoas de São Paulo, Paraná e Minas Gerais.  As equipes foram classificadas em três categorias, conforme a idade, cegonha (acima de 70 anos), tartaruga (acima de 75 anos) e kotobuki (acima de 80 anos), com a programação de quatro jogos por equipe, dentro de sua categoria.
     Às 7:45 horas, foi iniciada a primeira rodada de jogos, após a qual houve pequena interrupção para a realização de cerimônia de abertura, contando com a presença de inúmeras autoridades que vieram prestigiar o evento. Entre os convidados, estavam o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, o vereador de São Paulo Jooji Hato, Elzo Sigueta,   representante da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Keizo Uehara, Superintendente Geral da Fundação Kunito Miyasaka,  Olívio Sawasato, representante do titular Walter Feldman da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, Sadao Onishi, vice-presidente da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, Massah Fujimoto, representante do deputado federal Walter Ihoshi, Everton Fernando Alves, representante do vereador Ushitaro Kamia,  Shinji Yonamine, representante do deputado federal Willian Woo, Yasuo Yamada, vice-presidente do Kenren, Nobuko Kojo de São Paulo Shimbun e João Luiz Martins, diretor do Centro Esportivo Riyuzo Ogawa
     A cerimônia, sob apresentação do diretor Seizi Oga, foi iniciada com a declaração de abertura do vice-presidente da UCGB, Nicolau Hirata, seguida de um minuto de silêncio em honra à memória dos companheiros falecidos e saudação do presidente Toru Hondo. Fizeram ainda uso da palavra o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, o vereador Jooji Hato, Elzo Sigueta e Olívio Sawasato.  Esclarecimentos técnicos foram dados pelo diretor Teruo Tagomori e recomendações a respeito de regras e manners pelo diretor Hatiro Honda.  Na ocasião, 39 jogadores com idade acima de 88 anos foram homenageados, a quem foram entregues mimos pelas autoridades presentes. O juramento dos atletas foi feito pelo seu representante, Tadashi Tabata da equipe de Matilde, campeã geral de 2009.
     Um dos destaques do campeonato foi a participação maciça de jovens voluntários para colaborarem na arbitragem, em especial na categoria dos mais idosos.  A organização do grupo de árbitros, assim como o desempenho e manners de seus integrantes mereceram elogios de muitos observadores.
     Apesar de ter tido manhã linda com sol e calor, repentinamente por volta das 14 horas, um forte temporal interrompeu os jogos, obrigando a comissão técnica a fazer avaliação classificatória baseada em apenas três jogos realizados por equipe.  As classificações foram conforme constam da tabela.

Resultados do 26º Campeonato Brasileiro de GB de Idosos

Classificação Kotobuki Tartaruga Cegonha
       1º Ibirapuera B Carrão Kyoyu B S. José dos Campos C
       2º Bom Retiro Ibirapuera A Carrão Kyoyu B
       3º Piedade Saga B Saga C
       4º Saúde Real S. José dos Campos B
       5º Butantã A Matilde Fernão Dias A

kotobuki, acima de 80 anos
tartaruga, acima de 75 anos
cegonha, acima de 70anos

Os integrantes das equipes campeãs foram: na categoria kotobuki, Seiitsu Imagawa, Tokuji Kondo, Yoshio Tsuno, Soogo Matsuura, Paulo Ocimoto e Júlio Nakazone;  na categoria tartaruga, Koho Takayasu, Matsusuke Arakaki, Akihiro Nagamine, Yasutaka Kinjyo e Yoshitaka Inoue;  na categoria cegonha,  Motoo Teraoka, Seyu Wakugawa, Tomoyuki Ota, Yoshihiko Mimura e Nobuteru Inazaki. O título de melhor equipe ficou com a equipe Ibirapuera B, da categoria kotobuki.