27 de Fevereiro de 2010

Taça cidade de São Paulo

Gatebolistas comemoram os 456 anos de São Paulo
     A comemoração do aniversário da cidade de São Paulo com o torneio de gateball, em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura de São Paulo, começou no ano de 1989, através do projeto apresentado pelo vereador Ushitaro Kamia. Desde então vem sendo repetida todos os anos, no dia 25 de janeiro, sob a responsabilidade da União dos Clubes de Gateball do Brasil, completando neste ano 21 edições.
     Estiveram presentes, na cerimônia de abertura, o deputado federal Arnaldo Faria de Sá e os representantes dos vereadores Ushitaro Kamia de São Paulo e Hiroyuki Minami de São Bernardo do Campo, respectivamente, Roberto Tamashiro e Morio Minami.  Sob apresentação do vice-presidente Seizi Oga, falou inicialmente o presidente Toru Hondo que deu boas-vindas a todos e desejou muito sucesso, neste ano em que há, além de jogos oficiais do calendário, o Campeonato Mundial de GB na cidade de Xangai-China, no mês de setembro. Roberto Tamashiro e o deputado federal Arnaldo Faria de Sá também fizeram uso da palavra.
     Cerca de 300 pessoas, entre atletas e acompanhantes, participaram do evento, constituindo-se 31 equipes da categoria dos idosos (acima de 70 anos) e 22 equipes dos jovens.  As competições iniciadas às 8 horas da manhã tiveram desenvolvimento normal até por volta das 14 horas, quando forte chuva impediu a continuidade. As avaliações dos resultados para classificação foram feitas baseadas em apenas três jogos realizados por equipe.  As melhores equipes foram: na categoria dos idosos,  Bom Retiro A – campeã,  Uruma A – 2º lugar,  Mizuho – 3º lugar,  Saga F – 4º lugar,  UCEG – 5º lugar e  Matilde – 6º lugar;   na categoria dos jovens, Saga A – campeã,  Caucaia – 2º lugar,  Santo André A – 3º lugar,  Saga E – 4º lugar e Nippon C – 5º lugar.   A campeã geral do dia foi a equipe de Bom Retiro A da categoria dos idosos.