Home Notícias Fale Conosco
Notícia
30 de Janeiro de 2010

Assembleia geral ordinária da UCGB

     Após realizar sua primeira reunião ordinária da diretoria de 2010 e a reunião do Conselho Deliberativo, no dia 13 de janeiro, a União dos Clubes de Gateball do Brasil reuniu, no dia 14 , em sua 27ª Assembleia geral ordinária, 125 associados no grande salão de Associação Miyagui-kenjin do Brasil, sito à Rua Fagundes, 152, Liberdade, São Paulo. Em sua segunda convocação, às 9 horas, a sessão teve início, sob apresentação do diretor Toshinori Takamura, com a leitura do Edital de Convocação feita pelo diretor Paulo Ocimoto, seguida de um minuto de silêncio para honrar a memória dos companheiros falecidos.
     Como de praxe, foi feita a escolha do presidente da Assembleia que recaiu sobre o diretor de orientação Seijiro Nagata.  Aprovada a indicação por aclamação do plenário, Nagata assumiu a função, dando prosseguimento à sessão. Concedendo palavra ao presidente Toru Hondo, este deu boas-vindas a todos e desejando-lhes um feliz ano novo. Na ocasião, Hondo fez várias comunicações: a) mudança do escritório da União para o novo endereço, Praça Barão de Japurá, 166, Vila Guarani, São Paulo, ocorrida em agosto; b) cancelamento do Campeonato Sul-Americano de GB programado para outubro de 2009 por motivo de assustadora disseminação de gripe suína em Buenos Aires; c) contribuições e importante apoio recebidos de todas as regionais e seus associados para organização do 10º Torneio Beneficente de GB, evento que permitiu boa arrecadação e significativa doação às sete entidades assistenciais de São Paulo; d)  campeonato mundial a ser realizado em Xangai-China, no período de 16 a 18 de setembro de 2010 e participação do Brasil com 14 ou 15 equipes. Todos os países estrangeiros terão direito de participar com apenas cinco equipes, com exceção do Brasil por motivo da ausência de Bolívia, Argentina e Uruguai e pequena participação do Paraguai e Peru.        
     Na ordem do dia, houve leitura dos relatórios de atividades e financeira  relativos ao ano 2009, feita, respectivamente, pelo vice-secretário geral Sadatsugu Yamaguchi e tesoureiro Yasuyuki Kuroba, assim como apresentação do Plano de atividades pelo secretário geral Seizi Oga e do Plano orçamentário pelo Kuroba, referentes ao ano fiscal 2010.
     Convidado pelo presidente da mesa, o diretor-presidente Masao Suzuki de São Paulo Shimbun fez breve relato sobre o plano de viagem para China, com estada em Xangai e Pequin, cujo objetivo é a participação da representação brasileira no 10º Campeonato Mundial de Gateball de Xangai agendado para os dias 18 e 19.  No retorno,  haverá, opcionalmente, uma visita à cidade-berço de gateball, Memuro de Hokkaido-Japão, no período de 24 a 27 de setembro.    
     Dos sete candidatos aprovados no exame de habilitação ao juiz de 2º grau (nikyuu), compareceram para receber o certificado apenas quatro, Sadako Oga da regional Capital, Jorge Minoru Hirose da regional ABC, Kyoko Kannami da regional Tohoku e Ichiro Usami da regional Seitô;  os demais foram representados pelos seus companheiros.
     Foram homenageados 26 associados indicados pelas regionais em função de destacada atuação como diretores ou como árbitros no decorrer do ano 2009.  Foram eles, Mario M. Takamura (Capital), Sachiko Fukushima (Seitô), Tatsuki Konno (Central), Isao Maeda (Sudoeste),  Sadatsugu Kameda (Sudoeste), Massaco T. Yamaguchi (Seihoku), Muneo Sakoda (Seihoku),  Laura Emiko Ishikawa (Fernão Dias),  Satoshi Okajima (Noroeste),  Maria Morihisa (Noroeste),  Tutomu Fugihara (Sorocabana),  Paulo N. Hoshino (Paulista),  Silvio Minoro Umeda (Tohoku),  Rafael Tanno Takahashi (Tohoku),  Satoru Morita (Alta Araraquara), Miyuki Makishi (Paraná I),  Tooru Kasai (Paraná II),  Setsuko Okuma Saito (Paraná III),  Masaaki Hiraoka (Paraná IV),  Yoshimassa Takahashi (Paraná IV),  Kazue Togashi (Rio de Janeiro),  Jorge Kawahara (Mato Grosso MS/MT),  Hiroshi Okido (Brasil Central),  Alzira Fuzikawa (Brasil Central),  Chieko Sasaki (Bahia) Toshihiko Morita (Hokuhaku).  
     Em outros assuntos de interesse, houve apenas duas manifestações no plenário, uma do presidente da regional Paraná I, Nelson Mori, que relatou sobre a tendência verificada, nos últimos anos, da diminuição de interesse e do número de participantes nos campeonatos brasileiros.  Segundo Mori, essa redução se deve provavelmente ao fato de a maioria das equipes poder jogar apenas três partidas iniciais da fase classificatória e propõe um estudo técnico no sentido de proporcionar maior número de participação, já que muitos vêm de cidades distantes, envolvendo gastos em transportes e estadias. Aventou a hipótese de classificação das equipes, após realização de cinco ou seis jogos por todas as equipes. Outra manifestação foi do presidente da regional Vale do Paraíba, Teruo Onari, com relação às instalações sanitárias do estádio da União que congestionam nos dias de campeonatos brasileiros e solicita providências da diretoria para que seja aumentado o número de toaletes com instalações apropriadas.  
     Após o encerramento da sessão com as palavras de agradecimento do vice-presidente Kenji Ueta, foi oferecido almoço a todos os participantes.


« Voltar
 
UCGB - União dos Clubes de Gateball do Brasil | Todos os direitos reservados