04 de Dezembro de 2009

Torneio beneficente de gateballDepartamento feminino coordena o evento com ajuda de mais de 50 volun

O Torneio beneficente de GB organizado pelo departamento feminino da União dos Clubes de Gateball do Brasil completou, neste ano, sua 10ª edição. É um evento que dá muito trabalho, principalmente aos voluntários que trabalham, durante dois dias, na preparação de pratos que são servidos a seus participantes. Até o ano passado, o prato principal oferecido era udon, além de pasteis e doces do tipo  mochi e manju, mas, neste ano, substituimos o udon por yakisoba para mudar um pouco, relata a vice-diretora do departamento feminino, Sadako Oga.
      Como nos anos anteriores, o objetivo deste torneio foi de angariar fundo, com a venda de iguarias e obtenção de contribuições em espécie dos associados, amigos  e empresas, para doação às entidades que dão assistência às pessoas necessitadas, em especial idosos e crianças excepcionais.  Houve também contribuições das regionais e das associações.  Esta é uma forma de gatebolistas darem sua parcela de contribuição à sociedade, em demonstração de sua gratidão pela felicidade de poderem praticar gateball,  diariamente, com muita saúde, disse um dos atletas.
     Estiveram presentes várias autoridades convidadas para prestigiarem o evento, entre as quais os vereadores Ushitaro Kamia e Jooji Hato, Osamu Matsuo, vice-presidente da Fundação Kunito Miyasaka, Masao Suzuki, diretor-presidente de São Paulo Shimbun, Orídio Shimizu, superintendente do Banco Real, Paulo de Moura, diretor do Grupo Carrefour de Jabaquara, Elzo Sigueta, representante da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Yasuo Yamada, vice-presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão,
      Na cerimônia de abertura, às oito horas do dia 22 de novembro, no estádio de gateball do Centro Educacional e Esportivo Prof. Riyuzo Ogawa, o vice-presidente Seizi Oga fez breve apresentação dos convidados e, em ato seguinte, o presidente Toru Hondo deu boas-vindas e agradeceu a todos pela participação e colaboração.  Fizeram ainda uso da palavra os seguintes oradores: Elzo Sigueta, Masao Suzuki, Orídio Shimizu, Osamu Matsuo e Ushitaro Kamia.
      As 68 equipes inscritas, 41 de kooreisha  e 27 de soonen,  competiram, em esquema de league,  perfazendo no total de 12 rodadas. Os vencedores foram, na categoria kooreisha, Uruma – campeão, Ibirapuera A – vice-campeão, Paulista A – 3º lugar e Saga G – 4º lugar, e, na categoria soonen, Saga G – campeão, Nippon B – vice-campeão,  Caucaia A – 3º lugar e  Nippon C – 4º lugar. Nos intervalos entre jogos, foram oferecidos yakisoba e refrigerantes a todos os participantes.
       Num ambiente festivo, foram feitas premiações aos vencedores e entrega de numerosos brindes aos participantes e presentes aos contemplados nos sorteios.