Home Notícias Fale Conosco
Notícia
03 de Outubro de 2009

Campeonatos brasileiros de GB feminino e masculino

     As equipes de Matilde e do Nippon Country Club foram as vencedoras, respectivamente, no 25º Campeonato Brasileiro de GB feminino e no 15º Campeonato Brasileiro de GB masculino, realizados nos dias 12 e 13 de setembro, no estádio de gateball do Centro Educacional e Esportivo Prof. Riyuzo Ogawa de Jabaquara.
     No sábado, desde cedo chegavam os atletas vindos da capital e do interior, assim como de outros estados, em busca de títulos, nestes campeonatos em que, diferentes de outros, homens e mulheres disputam separadamente. Às oito horas e quarenta e cinco minutos, teve início a solenidade de abertura com o desfile dos grupos de juízes  e de atletas diante dos membros da diretoria da União dos Clubes de Gateball e seus convidados especiais.  Entre esses convidados estavam presentes os deputados federais Arnaldo Faria de Sá e Walter Ihoshi, os representantes da Fundação Kunito Miyasaka, Osamu Matsuo, da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Elzo Sigueta, da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, Sadao Onishi, do Kenren, Yasuo Yamada, do São Paulo Shimbun, Atusi Kohara e o supervisor da SEME, Massah Fujimoto.  Após a declaração de abertura  feita pelo vice-presidente Nicolau Hirata, teve a saudação do presidente Toru Hondo, seguida pelas mensagens de Elzo Sigueta que falou em nome de entidades nipo-brasileiras,  do deputado Walter Ihoshi e do deputado Arnaldo Faria de Sá.
     Durante a cerimônia, 19 atletas participantes acima de 87 anos foram homenageados, recebendo mimos das mãos dos diretores da União e dos convidados. Seguiram-se as recomendações a respeito de regras e manners do diretor Hatiro Honda e esclarecimentos técnicos do diretor Teruo Tagomori e o juramento dos atletas feito pela representante Hatsuko Miyahira de Carrão Kyoyu.
     Conforme as quadras, doze ou treze rodadas de jogos foram realizadas no primeiro dia, utilizando 16 quadras, entre 124 equipes inscritas, sendo 54 equipes femininas e 70 masculinas. Das 54 equipes femininas, 23 eram de kooreisha e 31 de soonen, enquanto das 70 equipes masculinas, 34 eram de kooreisha e 36 de soonen.  
     Na fase preliminar, duas equipes foram classificadas em cada quadra.  No segundo dia, 32 equipes classificadas disputaram em esquema de tournament.  Notou-se, nestes campeonatos, ausência de algumas representações que habitualmente participam como grandes concorrentes ao título.
     O andamento dos jogos, nas 16 quadras, foi coordenado por 16 juízes efetivos, especialmente indicados pelo diretor de arbitragem Hatiro Honda.  O elenco, formado por Etsuko Kassama, Kazuko Konishi, Kazushi Sugahara,  Katsuko Nagata,  Sachiko Fukushima, Mario Fukushima, Tokuji Ono, Ichiro Usami, Dionísio Nakandakare,  Midori Nakadate,  Mario Takamura,  Jorge Minoru Hirose,  Yoshiharu Haraguchi,  Osvaldo Tamagawa,  Seijiro Nagata e Hiroshi Enomoto, prestou grande colaboração ao departamento de arbitragem.

Resultado geral dos Campeonatos Brasileiros de Gateball feminino e masculino

Grupo feminino
Categoria kooreisha
Campeã – São Miguel
Tami Iida, Mitiko Hirata, Amélia Omura, Iracema Sato e Tioka Suzuki
Vice-campeã – Paulista B
3º lugar – Saga D e Carrão Kyoyu

Categoria soonen
Campeã – Matilde B
Hisako Tagomori, Junco Yokoyama, Kiyoko Ota, Yasuko Kanai e Hisami Miyahara
Vice-campeã – Dracena
3º lugar – Tozan e Nazaré

Grupo masculino
Categoria kooreisha
Campeã – Cotia
Yuichi Ishida, Yuko Kosaka, Kiossi Buno, Masakazu Yassui e Teruaki Yassui

Vice-campeã – Saga E
3º lugar – Saga B e Saga C

Categoria soonen
Campeã - Nippon A
Alexandre Arakaki, André Matsumoto, Gustavo Matsumoto, Thiago S. Banares, Daniel Kawakami, Carlos Matsumoto e Sergio Nishino
Vice-campeã – Nippon C
3º lugar – Limeira e Goiânia A

A campeã geral do grupo feminino foi a equipe de São Miguel (kooreisha) e do grupo masculino Nippon A (soonen).


« Voltar
 
UCGB - União dos Clubes de Gateball do Brasil | Todos os direitos reservados