03 de Outubro de 2009

Torneio de GB interprovíncias

A Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil vem realizando, todos os anos, um torneio de gateball entre as equipes representantes de diferentes províncias, a fim de promover maior aproximação entre elas através desse esporte.  O mais importante nesse evento, independente de vitória ou derrota, é o estreitamento do laço de amizade que une seus participantes, assim disse um dos dirigentes da entidade.
     Neste ano, a 23ª edição do torneio aconteceu no dia 23 de agosto, nas quadras do estádio de gateball do Centro Educacional e Esportivo prof. Riyuzo Ogawa e contou, mais uma vez, com a colaboração da União dos Clubes de Gateball do Brasil, à qual coube a responsabilidade de organizar e coordenar toda a parte técnica do evento.
     Na cerimônia de abertura, o vice-presidente da Federação, Yasuo Yamada, fez sua saudação, agradecendo a presença de todos, seguida pelas palavras de boas-vindas do presidente da UCGB, Toru Hondo,  recomendações sobre regras e manners feitas pelo vice-diretor de arbitragem Seizi Oga e esclarecimentos técnicos sobre o esquema de jogos feitos pelo diretor Teruo Tagomori.
     Foram 47 equipes inscritas, das quais 27 eram da categoria kooreisha (acima de 70 anos) e 20 da categoria soonen (sem restrição de idade). É interessante observar que, enquanto algumas províncias do sul como Okinawa e Kumamoto apresentaram grande número de equipes, algumas províncias tiveram poucas ou nenhuma representação. Evidentemente, aquelas que possuem maior representação tendem a demonstrar nível técnico mais elevado nos jogos, pois elas podem selecionar melhor os jogadores na constituição de equipes.
     Na classificação, as primeiras colocações foram obtidas pelas seguintes equipes:  na categoria kooreisha, Okinawa 4 – campeã,  Chiba – 2º lugar,  Kochi – 3º lugar,  Okinawa 3 – 4º lugar,  Fukushima – 5º lugar e Nagano 2 – 6º lugar;   na categoria soonen,  Kumamoto 2 – campeã,  Kagoshima 2 – 2º lugar,  Saga 3, 3º lugar,  Kagoshima 1 – 4º lugar,  Fukuoka 1 – 5º lugar e  Saga 1 – 6º lugar.   Na avaliação geral, utilizando o critério de número de vitórias e saldo de pontuações, em primeiro lugar ficou a equipe de Kumamoto 2 de soonen, com três vitórias e 39 pontos positivos.