Home Notícias Fale Conosco
Notícia
15 de Setembro de 2009

Campeonato Brasileiro de GB de seisoonen

     O dia de gatebolista, instituído em 1993 pela Câmara Municipal de São Paulo através do projeto do então vereador Ushitaro Kamia, é comemorado no domingo mais próximo do dia 27 de julho por decisão da diretoria e, neste ano, a festa ocorreu no dia 26 com a realização do I Campeonato Brasileiro de GB de Seisoonen (jovens / adultos).  Este campeonato foi iniciado para suprir uma lacuna existente no quadro de modalidades de competições promovidas pela União dos Clubes de Gateball do Brasil, pois desde 1985 existe o campeonato brasileiro de idosos, somente para atletas acima de 70 anos de idade. Há também os campeonatos brasileiros de gateball feminino e gateball masculino, assim como de seleções regionais e de confraternização.
     O dia 26, porém, amanheceu com chuva e frio, sem mínimas condições técnicas de iniciar as competições. Mesmo assim, às 7 horas, grande número de atletas e apreciadores se concentrava no Estádio de GB de Vila Guarani, na expectativa de ver o sol aparecer. Face à impossibilidade de se realizarem jogos normais, a comissão técnica optou pela decisão de classificação na fase preliminar por passagem somente pelo primeiro gate, utilizando seis gates preparados na única quadra coberta existente no estádio. Após o almoço, com a passagem da chuva e sensível melhora das condições das quadras, foi realizada a segunda fase do campeonato, a de tournament, mediante jogos regulares de 30 minutos.
     A maioria das 32 equipes inscritas, 20 da categoria soonen (de 61 a 69 anos) e 12 da categoria seinen (até 60 anos), era da capital e poucas do interior e de outros estados.  As melhores classificações foram obtidas pelas equipes:  na categoria soonen, Saga E – campeã,  Fernão Dias – 2º lugar,  Santo André  e Carrão Kyoyu A – 3º lugar,  Itu – 5º lugar, Saga B – 6º lugar e, na categoria seinen,  Nippon C – campeã,  Nippon A – 2º lugar,  Limeira e Indaiatuba – 3º lugar.
     Os integrantes da equipe Saga E, campeã geral, foram Akinori Yoshinaga, Tomoko Nakajima,  Yoshiko Ido, Mitsuko Fukushima e Hiroshi Sakugawa, enquanto os da equipe campeã da categoria seinen foram Carlos Matsumoto, Keiko Ogassawara, Célia Matsumoto,  Dirce K. Yuda e Yasuo Yuda.  O evento contou com a colaboração especial de Jorge M. Hirose,  Matsuda Hozumi, Mario Takamura,  Seijiro Nagata,  Seizi Oga e Katsuko Nagata na coordenação da parte de arbitragem sob supervisão do diretor Hatiro Honda.


« Voltar
 
UCGB - União dos Clubes de Gateball do Brasil | Todos os direitos reservados