06 de Julho de 2009

Fureai taikai de GB

Como tem acontecido todos os anos nessa época, o 24º Fureai taikai de gateball, promovido pela Federação dos Clubes Nipo-Brasileiros de Anciões,  teve lugar no Estádio de gateball de Jabaquara, no dia 23 de maio, com a participação de 36 equipes.
     A organização e a coordenação técnica do evento couberam  à União dos Clubes de Gateball do Brasil, desde as inscrições, a montagem do esquema de jogos até a avaliação dos resultados e classificação das equipes.
     As equipes competiram divididas em três categorias, conforme a idade dos jogadores, sendo 15 de kotobuki (acima de 80 anos), 17 de kame (acima de 70 anos) e 4 de tsuru (acima de 55 anos).
     Na cerimônia de abertura, inicialmente, o presidente Yasuto Shigueoka da Federação deu boas-vindas aos atletas e agradeceu à União pela organização do torneio e, a seguir, fez uso da palavra o presidente Toru Hondo em nome da entidade organizadora. Seguiram-se as recomendações do diretor de arbitragem , Hatiro Honda, e a exposição do esquema de jogos feita pelo diretor técnico Teruo Tagomori.  O juramento dos atletas foi feito pela seu representante Midori Nakadate da equipe Aozorakai.
     As equipes vencedoras foram: na categoria kotobuki,  campeã – Sakura B,  vice-campeã – Sakura A,  3º lugar – Saúde,  4º lugar – Sakura C;  na categoria kame, campeã- Arujá,  2º lugar – Sakura A,  3º lugar – Jundiaí e 4º lugar – Mizuho A, e  na categoria tsuru,  campeã – Aozorakai,  2º lugar – Saúde e 3º lugar – Atibaia.