Home Notícias Fale Conosco
Notícia
12 de Junho de 2009

Idade média de gatebolistas

     Segundo pesquisa feita pelo departamento técnico da UCGB, baseada nos dados do 25º Campeonato Brasileiro de Gateball de confraternização de 2009, a idade média dos atletas das três categorias, diamante (acima de 80 anos), ouro (acima de 60 anos) e prata (sem restrição de idade), é de 85, 66 e 56 anos, respectivamente.  Isto revela que, nas três categorias, as médias se deslocam para cima, distanciando de seus limites inferiores.  Essa tendência é mais acentuada na categoria prata, onde estão os atletas jovens e até crianças com menos de 10 anos.
     Esta é uma das razões de preocupação dos dirigentes de entidades que mantêm atividades gatebolísticas, no Brasil e também em outros países, pois os veteranos  envelhecem, sem o surgimento de jovens nos seus quadros de associados.  Os mais idosos deixam de participar de competições, mas não há reposição de novos elementos na mesma proporção.  
     Aspecto curioso com relação ao gateball é que parece existir preconceito geral de que este é um jogo de idosos. Quase sempre, as pessoas que recebem convite para jogar gateball respondem ainda não cheguei lá.  Ademais, é interessante observar que a maioria dos praticantes de gateball é de origem oriental. Será porque os termos técnicos são expressos em idioma japonês e inglês?
     Qualquer que seja a explicação, é importante promover intensificação da campanha de divulgação desta modalidade, como verdadeiro esporte, junto à comunidade brasileira em geral e de modo muito mais amplo.


« Voltar
 
UCGB - União dos Clubes de Gateball do Brasil | Todos os direitos reservados