04 de Maio de 2009

26º Campeonato Brasileiro de Gateball

A União dos Clubes de Gateball do Brasil, em parceria com a Empresa Jornalística São Paulo Shimbun S.A., promoveu, nos últimos dias 18 e 19 de abril, o tradicional Campeonato Brasileiro de Gateball de confraternização, reunindo  cerca de 950 atletas e torcedores, no Estádio de GB de Vila Guarani.
     Na manhã linda e com o campo em excelentes condições técnicas, as competições entre as 179 equipes inscritas, 70 da categoria diamante (acima de 72 anos), 73 da categoria ouro (acima de 60 anos) e 36 da categoria livre (sem restrição de idade), foram iniciadas, utilizando 16 quadras do Estádio. Às sete horas da manhã, as arquibancadas estavam totalmente tomadas por pessoas que vieram da capital, cidades do interior de São Paulo e de outros estados, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco.
     O início das competições foi antecipado em 30 minutos, além de reduzir o tempo de cada partida, de 30 para 25 minutos, face ao inesperado impedimento do campo de futebol do mesmo Centro Esportivo. Logo após a cerimônia de abertura, dizia um dos dirigentes: “estávamos preocupados com as alterações de esquemas de jogos feitas de última hora, mas elas não vão prejudicar o desenvolvimento nem tirar o brilho do evento, graças à compreensão e colaboração dos participantes.”
     Vários convidados e autoridades estiveram presentes para prestigiar este mega encontro, entre as quais o consul geral do Japão em São Paulo, Kazuaki Obe acompanhado de consulesa Eiko Obe, deputado federal Arnaldo Faria de Sá, vereador Jooji Hato, presidente da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyô), Ignácio Moriguchi, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Elzo Sigueta, subprefeito de Jabaquara, José Franklin Mato, diretor de São Paulo Shimbun, Masao Suzuki, vice-presidente da Federação das Associações das províncias do Japão (Kenren), Yasuo Yamada, além de representantes de várias personalidades políticas.
     Precedendo à tradicional cerimônia de abertura, as autoridades e o público puderam assistir a um grande desfile, tendo à frente os árbitros uniformizados de azul celeste, seguidos pelos atletas organizados em grupos de respectivas regionais.
     Sob apresentação de Seizi Oga, vice-presidente da comissão organizadora, a declaração de abertura foi feita pelo também vice-presidente, Nicolau Hirata.  Foi feito um minuto de silêncio para honrar a memória de companheiros falecidos e, logo a seguir, a devolução de trofeus pelas equipes vencedoras do campeonato anterior.
     Toru Hondo e Eduardo Mizumoto fizeram suas saudações, dando boas-vindas a todos, na qualidade de representantes das entidades promotoras, e agradeceram aos patrocinadores e colaboradores.
     Fizeram ainda uso da palavra o cônsul Obe, o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, o subprefeito Franklin Mato e o presidente Moriguchi do Enkyô.
     Na ocasião, 34 atletas acima de 86 anos de idade foram homenageados, assim como 21 atletas vindos de locais mais distantes, Pernambuco e Bahia.
     O juramento dos atletas foi feito pelo seu representante, Tadashi Tabata, da equipe de Guaimbê, a vencedora do 25º Campeonato Brasileiro realizado em S.J. do Rio Preto.
     Às nove horas e 30 minutos foi dada a partida da primeira rodada de jogos da fase classificatória, simultaneamente, nas 16 quadras e continuou até a 14ª rodada, com apenas um pequeno intervalo para o almoço. No domingo, às sete horas da manhã teve reinício dos jogos ainda da fase classificatória.  A fase final de tournament começou por volta das 12 horas, com a participação de duas melhores equipes de cada quadra.
     As equipes campeãs das três categorias foram: diamante – Matilde B (Kunio Takahama,  Tadasu Tabata, Takao Yoshino,  Masatora Takayama e Tsuyuko Yoshino); ouro – Assis (Yussuke Takaki,  Teruaki Mise,  Tsutomu Fugihara,  Tsuguio Ubukata, Yoshimi Mise e  Yo Nishizawa); e prata – Saga D (Mario T. Maruyama,  Luiz Aníbal Moreti,  José Carlos Galleti, Motoyuki Kinjo,  Júlio T. Kamimura e Marcos Kenji Suto).

Classificação:
Categorias Diamante: Campeã – Matilde-B, Vice-campeã – Matilde e 3º lugar – Mogi das Cruzes e Saga-H; Ouro: Campeã – Assis, Vice-campeã – Mizuho e 3º lugar – Matilde e Rio Nikkey e Prata: Campeã – Saga-D, Vice-campeã – Nippon-A e 3º lugar – Goiânia-A e Nippon-B.