Home Notícias Fale Conosco
Notícia
04 de Maio de 2009

Você sabia quando e como surgiu o gateball?

     O gateball foi criado no Japão, em 1947, por um cidadão chamado Eiji Suzuki. O autor quis, de início, criar um esporte que proporcionasse alegria às crianças, na época em que o país, derrotado na II Guerra Mundial, passava por uma das fases mais difíceis  de sua história.
     Suzuki, nascido na província de Akita e criado na Ilha de Sacarina, era na época proprietário de uma loja de pães, na cidade de Memuro, Hokkaido. No Japão pós-guerra, faltavam  alimentos e sua loja havia prosperado em pouco tempo. Entretanto, um ano depois, vende a loja e transfere-se para Sapporo, capital de Hokkaido.
     Carregando o livro de regras de sua autoria, Suzuki inicia sua andança pelo país, a fim de divulgar a nova modalidade de esporte que teve como fonte de inspiração o cricket, esporte bastante conhecido na Inglaterra.  Por diversas vezes, fez visita à recém-criada Associação de Educadores de Hokkaido, na tentativa de obter algum apoio, onde conheceu a Toshimi, filha de uma família tradicional e abastada de Hakodate.  Eiji e Toshimi se casaram, mesmo contra a vontade de seus familiares.
     Conforme depoimento feito, em 1994, ao Yomiuri Shimbun pela Toshimi Suzuki, eles se uniram graças ao gateball.  Decidiram montar uma loja de materiais esportivos, mas sua administração ficava inteiramente a cargo da esposa.  Eiji continuava dedicando-se à divulgação de gateball no país, carregando consigo uma sacola contendo um conjunto de equipamentos para 10 jogadores, pesando cerca de 20 quilos.
     Alegando não ter futuro em Hokkaido, em 1953, vendem a loja  e mudam-se para Tóquio.  Mas, a empresa que os apoiaria naquela cidade, pouco tempo depois, foi à falência e o dinheiro que  restava pela venda da loja estava aos poucos minguando e tive que lecionar desenho para crianças e até mesmo vender minhas próprias roupas, assim relata Toshimi no seu depoimento. E, ainda mais, “ironicamente o esporte que foi criado para divertir crianças começou a chamar atenção  do povo, graças a força dos grupos de pessoas de terceira idade”.  Por volta de 1965, época chamada a era dos anciões, o gateball começou a se difundir de forma espantosa junto à população de Kyushu e, em seguida, pelo país inteiro. Dez anos depois, com a intensificação de competições de gateball, as regras começaram a ficar confusas e as entidades que promoviam torneios agiam de formas irrefletida e independente.
     No meio dessa situação conturbada, em 1983, Eiji sofreu uma queda numa escadaria, durante uma viagem, e acaba falecendo aos 65 anos de idade.  A última coisa que Eiji  deixou, segundo sua viúva, foi a Associação para o estudo de regras de gateball, idealizada e criada por ele, após longos anos de dedicação.
     Após a morte de Eiji Suzuki, as regras foram unificadas e o gateball viveu a época áurea.  Expandiu-se até para os países de outros continentes.  
     A população de gatebolistas no Japão está estimada em cerca de 2 milhões, na China em 5 milhões, na Coréia em 3 milhões e no Brasil em cerca de 15 mil.


« Voltar
 
UCGB - União dos Clubes de Gateball do Brasil | Todos os direitos reservados