02 de Abril de 2009

Campeonato Brasileiro de GB de Idosos

A equipe de Matilde da categoria kotobuki (acima de 80 anos), campeã de 2008, venceu novamente no 25º Campeonato Brasileiro de GB de Idosos, realizado no dia 15 de março na capital, São Paulo.
     Embora  algumas quadras estivessem  em precárias condições de uso, em virtude da intensa chuva que caiu na noite anterior, às 8 horas da manhã, o estádio de gateball da UCGB estava repleto  de atletas vindos da capital, interior e também dos Estados do Paraná e Minas Gerais.  Participaram 100 equipes, 51 da categoria cegonha (acima de 70 anos), 23 da categoria tartaruga (acima de 75 anos) e 26 de kotobuki (acima de 80 anos).
     Compareceram para prestigiar o evento diversas autoridades, entre as quais o vereador de São Paulo, Jooji Hato, o vereador de São Bernardo do Campo, Hiroyuki Minami, o presidente de honra do São Paulo Shimbun, Eduardo Mizumoto, o diretor do Centro Esportivo Prof. Riyuzo Ogawa, José Carlos Faraj, o superintendente geral da Fundação Kunito Miyasaka, Keizo Uehara, o vice-presidente da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, Sadao Onishi, o diretor da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa  e de Assistência Social, Yoho Morokawa, o vice-presidente do Kenren, Yasuo Yamada, a representante do deputado federal Arnaldo Faria de Sá, Emy Fialho, o representante do Banco Real, Airton Tanigawa, e o representante do deputado federal William Woo, Keiji Kato.
     Às 9 horas, diante dos dirigentes da UCGB e autoridades, perfilaram cerca de 530 atletas e grupo de árbitros uniformizados, alguns encarregados de supervisionar as quadras e outros efetivos na arbitragem, especialmente para os jogos da categoria kotobuki.  Houve saudação do presidente Toru Hondo seguida pelas palavras de alguns convidados. O diretor de arbitragem Hatiro Honda pediu a todos a observância de regras e de manners, ressaltando a necessidade de se fazer indicação da direção de arremesso do takyuu ao fazê-lo outball.  Informações técnicas foram dadas pelo diretor Teruo Tagomori. Ainda, durante a cerimônia, 23 atletas acima de 88 anos foram homenageados pela comissão organizadora.
     As competições transcorreram bem até a penúltima rodada, mas, logo no início da última rodada, houve precipitação de chuva passageira que fez interromper o jogo por cerca de 30 minutos.  Mesmo com as quadras molhadas e em estado precário do solo, os jogos foram concluídos.
     Os resultados finais foram conforme seguem:  na categoria kotobuki, campeã-Matilde,  2º lugar – Saga B e 3º lugar – Ibirapuera B;  na categoria tartaruga,  campeã – Cianorte (Paraná), 2º lugar – Cotia e  3º lugar – Piedade;  na categoria cegonha,  campeã – Saga E,  2º lugar – Piedade e 3º lugar – Paulista A.
     As equipes campeãs eram compostas de seguintes jogadores: Matilde com Kunio Takahama, Tadashi Tabata, Takao Yoshino, Massatora Takayama e Tsuyuko Yoshino;  Cianorte com Shinichi Endo, Kimi Endo, Shizuko Massaoka, Sadako Hamamoto e Kooko Hayashide; Saga E com Massami Onici, Seizi Oga, Hiromi Ishikawa, Masafumi Kase e Yoshiaki Kusama.