06 de Outubro de 2008

TORNEIO INTERNACIONAL DE GATEBALL

A aguardada celebração dos 100 anos da imigração japonesa no Brasil culminou, em junho, com a visita do príncipe herdeiro Naruhito ao nosso país. Vários eventos agitaram a comunidade nipo-brasileira, num verdadeiro clima de festa.
     A União dos Clubes de Gateball do Brasil também colaborou com a Sociedade para comemoração do Centenário, promovendo Torneio Internacional de gateball, nos dias 5 e 6 de julho, que reuniu cerca de 800 atletas de seis países, Brasil, Japão, Estados Unidos da América, Paraguai, Argentina e Uruguai.
     O encontro já começou às 16 horas do dia 4, sexta-feira, com a reunião técnica dos representantes das equipes, no Nikkey Palace Hotel, e, à noite, com a recepção pré-torneio no grande salão do Centro Social Hakka do Brasil, sito à Rua São Joaquim, 460.
     A recepção contou com a presença de atletas do exterior,  representantes das  equipes brasileiras, além de autoridades estrangeiras e convidados especiais, no total de cerca de 600 pessoas.  Dentre as autoridades vindas do Japão, estavam o prefeito Yoshinori Miyanishi  de Memuro - Hokkaido, cidade onde o gateball foi criado, em 1947, e se espalhou pelo país e até no exterior, e o diretor administrativo da World Gateball Union, Yoshihiro Endo. Entre os convidados especiais do Brasil, estavam presentes Orídio K. Shimizu do Banco Real e representando também a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Deputados Federais Arnaldo Faria de Sá, Walter Ihoshi e William Woo, Reimei Yoshioka, coordenador cultural da Associação para comemoração do Centenário, Hiroyuki Minami, vereador de São Bernardo do Campo, vereadores de São Paulo, Ushitaro Kamia e Jooji Hato,  Presidente de Honra Eduardo R. Mizumoto de São Paulo Shimbun, Olívio Heiji Sawasato da Federação Paulista de Beisebol,  vice-presidente Yasuo Yamada da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, supervisor da Seme, Massah Fujimoto, entre outros.
     Fizeram uso da palavra o presidente Toru Hondo, Yoshinori Miyanishi, Yoshihiro Endo, Orídio K. Shimizu e Walter Ihoshi.
     Com as homenagens aos idosos e às autoridades e a entrega de presentes feita pelos representantes das delegações estrangeiras, encerrou-se a solenidade sob entusiástica apresentação  de Paulo Miyagui e Mieko Senaha da Nikkey Radio & TV.  O jantar foi oferecido a todos e, logo a seguir, espetacular show de samba da companhia Sandrinha Sargentelli animou a festa de confraternização.