Home Notícias Fale Conosco
Notícia
06 de Outubro de 2008

Torneio

     No dia 5, às 8:45 horas, foi iniciado o  torneio, com o desfile de juízes e atletas, seguido de solenidade de abertura, sob apresentação de Toshinori Takamura.  Após a declaração de abertura feita pelo vice-presidente Nicolau Hirata, guardou-se um minuto de silêncio em honra a memória de companheiros falecidos e hasteadas as bandeiras, sob o som dos Hinos Nacionais do Brasil e do Japão, executados pela banda da Polícia Militar de São Paulo.
     O presidente Toru Hondo da UCGB fez a saudação inicial, dando boas-vindas a todos e enaltecendo a importância deste encontro em comemoração ao centenário da imigração japonesa no Brasil.  Discursaram também o Cônsul Hirokazu Suzuki, do Consulado Geral do Japão em São Paulo, o presidente Kokei Uehara da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Yoshihiro Endo da WGU e o deputado federal Arnaldo Faria de Sá. Seguiram-se o juramento dos atletas, feita pelo seu representante Yuriko Okuyama, e a tradicional tacada inicial com a participação de convidados.
     No primeiro dia, 128 equipes divididas em categorias kooreisha (acima de 70 anos) e soonen (sem restrição de idade) competiram, na fase classificatória, utilizando 16 quadras disponíveis do Estádio de gateball do Centro Educacional e Esportivo Prof. Riyuzo Ogawa.  
     No domingo, teve a fase eliminatória de tournament, com a seguinte classificação: na categoria kooreisha,   campeão – Carrão Kyoyu A,  2º lugar – Arujá,  3º lugar – Naviraí e Bom Retiro;   na categoria soonen, campeão – Tozan,  2º lugar – Araguari,  3º lugar – Goiânia e Dourados.
     Os integrantes das equipes vencedoras foram conforme seguem.   Carrão Kyoyu A: Akihiro Nagamine (capitão), Matsusuke Arakaki, Chochi Miyagui, Yassutaka Kanashiro e Yoshimasa Inoue.  Tozan: Yugo Yamaguishi (capitão),  Hiroshi Sakoda, Muneo Sakoda, Masako Yamaguchi e Tetsuo Sakoda.
     A maior revelação no torneio foi o atleta Yugo Yamaguishi (18 anos) da equipe de Tozan que surpreendeu a todos pela demonstração de extraordinário desempenho, como capitão e especialmente como jogador.


« Voltar
 
UCGB - União dos Clubes de Gateball do Brasil | Todos os direitos reservados