Home Notícias Fale Conosco
Notícia
06 de Maio de 2008

São José do Rio Preto recebe participantes do Campeonato Brasileiro de Gateball

     Aconteceu, nos dias 19 e 20 de abril, a 25ª edição do Campeonato Brasileiro de Gateball promovido pela União dos Clubes de Gateball do Brasil (UCGB) em parceria com o São Paulo Shimbun e organizado pela ACENB-Associação Cultural, Esportiva Nipo-Brasileira de São José do Rio Preto, com o apoio da Regional Alta Araraquara da UCGB.
     Este campeonato de confraternização, realizado cada ano em cidades diferentes, teve, neste ano, o objetivo de comemorar o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil e o local escolhido foi a sede da ACENB, situada a cerca de 6 km da cidade de São José do Rio Preto, onde foram preparadas 26 quadras, 6 normalmente utilizadas pelo gateball e 20 no campo de beisebol.
     Logo de manhã do dia 19, reuniram-se no campo mais de 1000 atletas, procedentes de diversas cidades do estado de São Paulo e de outros estados, como Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.
     O evento teve início às 8:45 h, com o desfile dos atletas, diante do palanque de autoridades, seguido de cerimônia de abertura sob apresentação de Aluísio Yano.  Estiveram presentes várias autoridades, entre outras o representante do prefeito Edinho Araújo da cidade de São José do Rio Preto, Orlando Bolçoni, os diretores das entidades promotoras e organizadoras.  
     Após a declaração de abertura feita pelo Nicolau Hirata, vice-presidente da UCGB, e um minuto de silêncio em homenagem aos companheiros falecidos, houve hasteamento das Bandeiras com o acompanhamento dos Hinos Nacionais do Brasil e do Japão, executados pela Banda da Polícia Militar. Seguiram-se as saudações de Alberto Sakakisbara, presidente da ACENB e Toru Hondo, presidente da UCGB. Fizeram ainda uso da palavra Osvaldo Tamagawa, presidente da Regional Alta Araraquara, Atusi Kohara, representante da Empresa Jornalística São Paulo Shimbun e Orlando Bolçoni.
     A devolução das taças transitórias foi feita pelas equipes de Campo Grande, São José dos Campos  e Araguari A, respectivamente, campeãs das categorias diamante, ouro e prata, do último Campeonato.  Na ocasião, 41 atletas acima de 85 anos foram homenageados.  As recomendações sobre as regras foram feitas pelo diretor de arbitragem Hatiro Honda e apresentação do esquema de jogos pelo diretor técnico Teruo Tagomori, seguidas de juramento dos atletas pelo representante Teruo Onari da equipe de São José dos Campos e, por fim, a tacada inicial com a participação das autoridades convidadas.
     As competições começaram por volta de 10:30 h, mas durante os jogos da terceira rodada, subitamente, teve início a precipitação de forte chuva que continuou por resto do dia.  Os jogos foram suspensos até o dia seguinte, dadas as precárias condições do campo.
     No domingo, ainda com o tempo instável e diante da dificuldade de seguir a programação por falta de tempo, a Comissão técnica optou por decisão das classificações por passagem pelo primeiro gate, processo conhecido como pênalti.  Somente por volta de meio-dia, com a melhora do tempo, os últimos jogos, semi-final e final do tournament, das três categorias foram realizados no esquema normal de 30 minutos.
Equipes classificadas nas três categorias
Classificação          Prata                  Ouro                    Diamante
Campeã         Guaimbê A       Cornélio Procópio           Matilde
Vice-campeã     Fernandópolis       Loanda             Pres. Venceslau
3ª colocada      Pres. Prudente      Araraquara B          Carrão Kyoyu A
3ª colocada         Nippon A            Vila Moraes               Dracena B


« Voltar
 
UCGB - União dos Clubes de Gateball do Brasil | Todos os direitos reservados